O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019249Palabras clave:
Pedagogia do teatro, Cultura da paz, Teatro na escola, Habilidades sociaisResumen
O presente artigo discute a presença do teatro na escola como alternativa para a fomentar a cultura de paz. Para tanto, recorreu-se à literatura específica, tal como experiências de outros países latino-americanos a fim de problematizar como o teatro tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades sociais, imprescindíveis ao convívio escolar. Em uma sociedade que cada vez mais estimula o êxito individual, o teatro na escola se mantém como um lugar de resistência, pois além de enriquecer a expressão e a comunicação, gera um sentimento de grupo e desenvolve a compreensão nas relações com o outro, enriquecendo as capacidades sociais de cada um, tão necessárias à formação integral da pessoa e à vida em sociedade.
Descargas
Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Teatro na Educação: o que é afinal? In: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Serviço Nacional de Teatro. Teatro na Educação: subsídios para seu estudo. RJ, 1976, p.7-9.
BRASIL. Lei 12.711 que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.pla- nalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm. Acesso em: 10 abr. 2018.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artemed, 2000.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine-Horto. 2007. Dissertação (Mestrado) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 2000.
MANTOVANI, Alfredo. ¿Es posible construir una pedagogía futurista? Homo Sapiens. V.4, 2002, p. 8-9.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
TORRES, Adelaida. Hic et nunc: el cuerpo en la educación. Una experiencia de teatro en el aula para el aquí y ahora. Educación y ciudad. V. 28, 2015, p. 49-55.
UNESCO – EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR: Relatório para a UNESCO da
Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. SP: Cortez, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.