Entre teatro e política: A Mãe e a mudança de função na cena brechtiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e112

Palavras-chave:

Brecht, mudança de função, A mãe, dialética, narratividade

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o texto dramatúrgico A mãe, de Bertold Brecht, datado de 1931, tendo como referência o conceito de mudança de função desenvolvido pelo próprio autor. A partir da análise preliminar do texto e do diálogo com o materialismo histórico, foram identificadas categorias de análise como narratividade, educação e dialética, que permitiram compreender as estratégias empregadas por Brecht para subverter a função dos elementos teatrais e apresentá-los ao público de forma que a experiência cênica se tornasse útil à luta política da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del Rei

Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado pela Università di Bologna (Unibo). Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Professora doutora na graduação e na Pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).   

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

MOREIRA, Carina Maria Guimarães. Entre teatro e política: A Mãe e a mudança de função na cena brechtiana. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e112. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26831. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Brecht e Educação