Lidar com o (im)possível: a residência pedagógica em artes durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0208

Palavras-chave:

residência Pedagógica, ensino de Arte, pandemia, formação de professores

Resumo

Esse texto buscou refletir ações do Residência Pedagógica Artes, pensadas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Registramos e analisamos ações, necessárias para a continuidade na formação acadêmica de profissionais de Artes. As experiências trazidas revelam o quanto pode ser frutífero pensarmos que as Tecnologias Digitais podem estar a favor do processo de criação artística e nos auxiliar a manter a chama artística latente em cada um dos envolvidos no processo. Percebemos que foi possível recriarmos modos outros de exercitarmos a formação docente em Arte tal como a mediação pedagógica, lidando com o (im)possível.

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Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) – Argentina. Doutorado e Mestrado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Arte-Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Graduação- Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro preto (UFOP). Prof. graduação em Teatro e da Pós-Graduação em Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Lidar com o (im)possível: a residência pedagógica em artes durante a pandemia de Covid-19. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26731. Acesso em: 1 set. 2025.