Estados corporais em performances infantes: educação básica e contextos de precariedade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0212

Palavras-chave:

antirracismo, performances narrativas, educação básica, corpo, infância

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutoramento em Artes Cênicas com crianças da Educação Básica em contexto de precariedade no Distrito Federal, Brasil. Objetiva-se reconhecer e analisar performances narrativas infantes com vistas a uma pedagogia antirracista. Apresenta-se a noção de estados corporais a partir de uma prática artístico-performativa comprometida com a abordagem dos racimos estruturais a serem enfrentados pelas(os) estudantes. Propõe-se os estados corporais nomeados como corpo-aéreo; corpo-vínculo; corpo-presente; e, corpo-manifesto. Tais estados corporais se apresentam como possiblidades pedagógicas antirracistas.

 

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Biografia do Autor

Luciana Maria Rodrigues Gresta, Universidade de Brasília

Doutorado em Artes pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em ProfArtes pela UnB. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Unieuro. Especialização em Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (FACETEN). Graduação – Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado na Université de Paris 8 Vincennes Saint-Denis, Crespp, França. Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle – Patris 3, Paris, França. Pós-doutorado na Université Paris Nanterre, Paris-Nanterre, França. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação – Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela UFRGS. Prof. Titular da UFRGS.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

GRESTA, Luciana Maria Rodrigues; ICLE, Gilberto. Estados corporais em performances infantes: educação básica e contextos de precariedade social. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0212. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26501. Acesso em: 1 set. 2025.