Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?

Autores

  • Gilberto Icle

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102172011070

Resumo

Este texto explora os desafios da tarefa de planejar e avaliar as práticas teatrais na educação escolarizada. Problematiza-se a ideia de conteúdos e propõe-se a reflexão sobre o conceito de noção por intermédio do qual o planejamento e a avaliação – como tecnologias educacionais de controle e performatização – poderiam ser resignificadas. Apresenta-se o contexto educacional no qual as noções teatrais podem ser propostas: a criação coletiva de alunos-atores e professores-diretores. Problematiza-se diferentes características das noções teatrais que implicam em atravessamentos discursivos e uma acepção de sujeito para além da ideia de um sujeito emancipado, uno e totalmente consciente de si.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro?. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 070–077, 2018. DOI: 10.5965/1414573102172011070. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102172011070. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O ensino do teatro e a formação do professor