Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019096

Palavras-chave:

Pedagogia, Decolonial, Resistência, Teatro de grupo, Teatro latino-americano

Resumo

Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de “gesto decolonial”. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais.

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Biografia do Autor

Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em teatro, mestre e doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UNB). É editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Marta Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em filosofia, mestra e doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É integrante do grupo de teatro Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

ICLE, Gilberto; HAAS, Marta. Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 096–115, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019096. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/14772. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina