O teatro na escola e a construção de uma cultura de paz
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019249Keywords:
Pedagogia do teatro, Cultura da paz, Teatro na escola, Habilidades sociaisAbstract
O presente artigo discute a presença do teatro na escola como alternativa para a fomentar a cultura de paz. Para tanto, recorreu-se à literatura específica, tal como experiências de outros países latino-americanos a fim de problematizar como o teatro tem auxiliado no desenvolvimento de habilidades sociais, imprescindíveis ao convívio escolar. Em uma sociedade que cada vez mais estimula o êxito individual, o teatro na escola se mantém como um lugar de resistência, pois além de enriquecer a expressão e a comunicação, gera um sentimento de grupo e desenvolve a compreensão nas relações com o outro, enriquecendo as capacidades sociais de cada um, tão necessárias à formação integral da pessoa e à vida em sociedade.
Downloads
References
ABRAMOVICH, Fanny. Teatro na Educação: o que é afinal? In: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Serviço Nacional de Teatro. Teatro na Educação: subsídios para seu estudo. RJ, 1976, p.7-9.
BRASIL. Lei 12.711 que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.pla- nalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm. Acesso em: 10 abr. 2018.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Pais Brandão. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artemed, 2000.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. A dimensão coletiva na criação: o processo colaborativo no Galpão Cine-Horto. 2007. Dissertação (Mestrado) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra S/A, 2000.
MANTOVANI, Alfredo. ¿Es posible construir una pedagogía futurista? Homo Sapiens. V.4, 2002, p. 8-9.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SARAMAGO, José. O conto da ilha desconhecida. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
TORRES, Adelaida. Hic et nunc: el cuerpo en la educación. Una experiencia de teatro en el aula para el aquí y ahora. Educación y ciudad. V. 28, 2015, p. 49-55.
UNESCO – EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR: Relatório para a UNESCO da
Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. SP: Cortez, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.