APLICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores/as

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • João Batista Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti
  • Cássia Cristina Campos Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464123132

Palabras clave:

Educação inclusiva. Interação Universidade – Escola. Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumen

Este estudo ilustra a importância da Universidade na formação docente e sua relação com a sociedade. O projeto forneceu aos acadêmicos de licenciatura em química, na elaboração do trabalho de conclusão de curso, a possibilidade de propor novas metodológicas para alunos com necessidades especiais através de um projeto de extensão. O objetivo deste trabalho foi promover discussões teóricas e experimentais com alunos deficientes visuais empregando materiais pedagógicos adaptados para a sua execução. A metodologia empregada foi elaborada através de materiais de baixo custo para a confecção dos gráficos e dos experimentos químicos, os relacionando com a teoria vigente. Resultados demonstraram que é importante para os futuros licenciados terem contato com novos recursos didáticos e principalmente, com alunos portadores de necessidades especiais. A proximidade da Universidade proporcionada para estes alunos foi um fator importante para a modificação da sua visão sobre a graduação, e principalmente ser sim, um sonho possível para qualquer aluno que se dedique aos estudos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto III pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Associado I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

João Batista Santos Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto III pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Luzia Pires dos Santos Benedetti

Graduanda em Licenciatura em Química e Mestre em Química analítica pela Universidade Federal de São Carlos.

Cássia Cristina Campos Duarte

Graduanda pela Universidade Federal de São Carlos em Licenciatura em Química.

Citas

ALMEIDA, M. V. M.; ALVES, J. M.; JARDIM, J. J. S.; SALES, E. R. O ambiente logo como elemento facilitador na releitura de significados em uma atividade de ciências com alunos surdos. In: ANAIS DO VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO. São José dos Campos, UNIVAP, 2007.

BELTRAMIN, F. S.; GÓIS, J. Materiais didáticos para alunos cegos e surdos no ensino de química. In: ANAIS ELETRÔNICO DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA E X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA. Salvador, 2012. Disponível em: http://portalseer.ufba.br/indez.php/anaiseneq2012. Acesso em: 16 dezembro de 2018.

BENEDETTI-FILHO, E.; DUARTE, C. C. C. Uma abordagem gráfica envolvendo cinética química para deficientes visuais. In: 38ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (XXXVIII SBQ). Águas de Lindóia: São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.sbq.org.br/38ra/cdrom/resumos/T0221-1.pdf. Acesso em: 08 novembro de 2018.

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 06 jul. 2015.

FELTRE, R. Química. 6ª ed. volume 2. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

KLAUCH, J. J.; MÜLLER, J. J. A inclusão dos deficientes visuais no curso de pedagogia da UNEMAT - campus universitário de Sinop. Revista Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 96-106, 2013.

LIRA, M. C. F.; SCHLINDWEIN, M. L. A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Caderno Cedes, v. 28, n. 75, p. 171-190, 2008.

MARIANO, L. S; REGIANI, A. M. Reflexões sobre a Formação e a Prática Pedagógica do Docente de Química Cego. Revista Química Nova na Escola, v. 19, n. 1, p. 19-25, 2015.

NUNES, B. C.; DUARTE, C. B.; PADIM, D. F.; MELO, I. C.; ALMEIRA, J. L.; JUNIOR, T. J. G. T. Propostas de atividades experimentais elaboradas por futuros professores de química para alunos com deficiência visual. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (XV ENEQ), Brasília, 2010. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R1092-1.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018.

PEREIRA, L. L. S.; BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C. Aula de química e surdez: sobre interações pedagógicas mediadas pela visão. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, p. 47-56, 2011.

PEROVANO, L. P.; PONTARA, A. B. & MENDES, A. N. F. Dominó inorgânico: uma forma inclusiva e lúdica para ensino de química. Conhecimento Online, v. 9, n. 2, p. 37-50, 2017.

SOUZA; J. C. M.; PRADO; C. C. Análise do ensino de ciências biológicas para alunos com deficiência visual em escolas do distrito federal. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 5, n. 2, p. 459-486, 2014.

USBERCO, J; SALVADOR, E. Química. Volume único, 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002.

Publicado

2023-06-15

Cómo citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins; SANTOS JÚNIOR, João Batista; BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos; DUARTE, Cássia Cristina Campos. APLICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Ciudadanía en Acción: Revista Extensión y Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 32–54, 2023. DOI: 10.5965/259464123132. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/14569. Acesso em: 21 nov. 2024.