CLUBE DE CIÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464124162

Palavras-chave:

Clube de ciências, Ensino de ciências, Espaço não-formal, Formação inicial.

Resumo

O uso de espaços não formais de aprendizagem para o Ensino de Ciências pode ser feito por meio de clubes que visam à discussão de temas com caráter científico. Os clubes de ciências acabam se tornando benéficos tanto para os alunos participantes, os quais passam por um processo de construção e assimilação científica, quanto para a formação inicial docente, uma vez que o uso dessa metodologia alternativa pode contribuir para a sua futura atuação em sala de aula. Desse modo, este trabalho disserta acerca das experiências vividas por graduandos do curso de Licenciatura em Química, enquanto bolsistas do PIBID, destacando a sua atuação como organizadores e monitores das atividades de um Clube de Ciências para alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública. Nessa proposta, com presença facultativa, promoveram-se discussões sobre os temas presentes no cotidiano, relacionando os conhecimentos prévios dos alunos com novos conceitos desenvolvidos. Já no que se refere à formação inicial dos graduandos, percebeu-se que uma prática docente eficiente não está relacionada exclusivamente com o uso de um laboratório e atividades experimentais, mas também na qualidade de abordagem dos conteúdos pedagógicos e pelas discussões promovidas, de forma a se buscar uma contextualização maior significação dos conceitos utilizados.

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Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Letícia Asheley Gomes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduanda em Licenciatura em Química

João Marcos Soares Maia, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando em Licenciatura em Química

Gabriel Moraes Reche Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando em Licenciatura em Química

Caio Felipe da Silva Barreto, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduando em Licenciatura em Química

Referências

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; GOMES, Letícia Asheley; MAIA, João Marcos Soares; MARTINS, Gabriel Moraes Reche; BARRETO, Caio Felipe da Silva. CLUBE DE CIÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 61–75, 2023. DOI: 10.5965/259464124162. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/17527. Acesso em: 22 dez. 2024.