VÍDEOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti mestre pela Universidade Federal de São Carlos
  • Antonio Rogério Fiorucci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • João Batista Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v9i1.6103

Resumo

Na presente investigação, propõe-se uma estratégia de ensino para o conceito de equilíbrio químico, a partir de vídeos educativos produzidos pelos próprios estudantes. O público-alvo consistiu de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Dourados (MS). A metodologia mostrou-se eficiente, favorecendo a aprendizagem e propiciando um maior engajamento dos estudantes nas aulas. Outro aspecto positivo foi a possibilidade de se divulgar e questionar o papel da Química na vida cotidiana das pessoas, contribuindo para um desenvolvimento mais harmonioso das relações interpessoais entre alunos e professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Luzia Pires dos Santos Benedetti, mestre pela Universidade Federal de São Carlos

Mestre pela Universidade Federal de São Carlos

Antonio Rogério Fiorucci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professor do Curso de licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

João Batista Santos Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto II pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos; FIORUCCI, Antonio Rogério; SANTOS JÚNIOR, João Batista; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins. VÍDEOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE QUÍMICA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 93–107, 2015. DOI: 10.5965/cidea.v9i1.6103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/6103. Acesso em: 22 dez. 2024.