APLICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Edemar Benedetti Filho Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alexandre Donizeti Martins Cavagis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • João Batista Santos Júnior Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Luzia Pires dos Santos Benedetti
  • Cássia Cristina Campos Duarte

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464123132

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Interação Universidade – Escola. Trabalho de Conclusão de Curso.

Resumo

Este estudo ilustra a importância da Universidade na formação docente e sua relação com a sociedade. O projeto forneceu aos acadêmicos de licenciatura em química, na elaboração do trabalho de conclusão de curso, a possibilidade de propor novas metodológicas para alunos com necessidades especiais através de um projeto de extensão. O objetivo deste trabalho foi promover discussões teóricas e experimentais com alunos deficientes visuais empregando materiais pedagógicos adaptados para a sua execução. A metodologia empregada foi elaborada através de materiais de baixo custo para a confecção dos gráficos e dos experimentos químicos, os relacionando com a teoria vigente. Resultados demonstraram que é importante para os futuros licenciados terem contato com novos recursos didáticos e principalmente, com alunos portadores de necessidades especiais. A proximidade da Universidade proporcionada para estes alunos foi um fator importante para a modificação da sua visão sobre a graduação, e principalmente ser sim, um sonho possível para qualquer aluno que se dedique aos estudos.

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Biografia do Autor

Edemar Benedetti Filho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto III pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Alexandre Donizeti Martins Cavagis, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Associado I pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

João Batista Santos Júnior, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto III pela Universidade Federal de São Carlos junto ao Departamento de Física, Química e Matemática, na área de Educação em Química.

Luzia Pires dos Santos Benedetti

Graduanda em Licenciatura em Química e Mestre em Química analítica pela Universidade Federal de São Carlos.

Cássia Cristina Campos Duarte

Graduanda pela Universidade Federal de São Carlos em Licenciatura em Química.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

BENEDETTI FILHO, Edemar; CAVAGIS, Alexandre Donizeti Martins; SANTOS JÚNIOR, João Batista; BENEDETTI, Luzia Pires dos Santos; DUARTE, Cássia Cristina Campos. APLICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMO FERRAMENTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 32–54, 2023. DOI: 10.5965/259464123132. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/14569. Acesso em: 22 dez. 2024.