Professores de violão para crianças: um estudo sobre estratégias e abordagens adotadas em cursos de licenciatura em Música

Autores/as

  • Regina Finck Schambeck Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Roveli Bichels Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Willian Mota Caitano dos Reis Universidade do Estado de Santa Catarina

Palabras clave:

Educação musical, Violão, Criança, Ensino

Resumen

A presente pesquisa apresenta foco no ensino de violão de crianças na faixa etária de cinco a doze anos. Busca-se verificar o que pensam professores que atuam em cursos de graduação sobre o ensino de violão para crianças, investigando-se as estratégias e abordagens utilizadas para a preparação dos professores de instrumentos que atuarão com o público infantil. Para isto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica e aplicação de questionário autoadministrado enviado a professores que atuam ou atuaram em nove cursos de licenciatura em música em diferentes estados brasileiros. Apurou-se que a maioria dos professores participantes utiliza propostas de trabalho com base no ensino coletivo do instrumento; ressalta a importância da afetividade na relação professor-aluno; reconhece como fator determinante para a aprendizagem do instrumento violão o conhecimento sobre o desenvolvimento cognitivo da criança; e recomenda a utilização de atividades lúdicas para melhorar a aprendizagem do instrumento.

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Citas

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Publicado

2017-12-01

Cómo citar

SCHAMBECK, Regina Finck; BICHELS, Roveli; CAITANO DOS REIS, Willian Mota. Professores de violão para crianças: um estudo sobre estratégias e abordagens adotadas em cursos de licenciatura em Música. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 008–030, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9957. Acesso em: 25 nov. 2024.