ENSINO DE MÚSICA: PERSPECTIVAS DE UMA PROFESSORA SURDA

Autores

  • Vivian Leichsenring Kuntze IFSC
  • Regina Finck Schambeck UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178912014075

Palavras-chave:

Surdez, Professora surda, Educação Musical.

Resumo

Este artigo aborda questões referentes ao ensino de música para surdos na perspectiva de uma docente também surda. Observou-se que os surdos têm uma maior aceitação em engajarem-se em atividades musicais quando se tratam de aprendizagens mediadas por um professor que também apresenta surdez e domínio de LIBRAS. Através das falas desta educadora, foi possível identificar a necessidade de um olhar diferenciado para sua prática transformadora, para a formação de profissionais da educação musical e para as adaptações pedagógicas por ela utilizadas. Acredita-se que este artigo pode nos auxiliar a ter uma melhor compreensão desse universo, contribuindo para a mudança de paradigmas consolidados, quando se aborda o tema música e surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2014

Como Citar

KUNTZE, Vivian Leichsenring; SCHAMBECK, Regina Finck. ENSINO DE MÚSICA: PERSPECTIVAS DE UMA PROFESSORA SURDA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 75–94, 2014. DOI: 10.5965/19843178912014075. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4051. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)