O contexto inclusivo na escola: representação e estigma na perspectiva de duas professoras

Autores

  • Regina Finck Schambeck Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019168

Palavras-chave:

Contexto inclusivo, Educação especial, Representação Social, Estigma,

Resumo

Este artigo está relacionado à representação sobre o contexto inclusivo na escola sob a perspectivas de duas professoras que atuam no ensino fundamental. Traz reflexões sobre o contexto inclusivo e a inserção de alunos com deficiência, a partir de questionários abertos aplicados para as professoras, que contemplou categorias, a saber: o perfil das profissionais, práticas pedagógicas, experiências profissionais com inclusão e preconceito, estigma e representação na escola. Também fizeram parte do roteiro questões sobre as relações da criança com deficiência com os seus colegas, com as professoras, com a escola e com os pais. A partir da contextualização das práticas dessas professoras, foi realizada uma aproximação das suas falas, analisando-as e relacionando-as com as discussões teóricas sobre representação social e estigma. Foi possível identificar que, nos contextos investigados, ficou evidenciado que as práticas de sala de aula dessas professoras buscavam incluir os alunos, mas, ainda, apesar dos esforços empreendidos, persistiu nas unidadesescolares umacultura na qual não se pode eliminar todos os preconceitos ou convenções presentes na sociedade, inclusive aqueles que pressupõem que alunos com deficiência intelectual pouco poderão aprender no espaço educativo.

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Biografia do Autor

Regina Finck Schambeck, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Atua no Departamento de Música, no Programa de Pós-Graduação em Música – PPGMUS como professora permanente e no Programa de Pós-Graduação em Educação - FAED como professora colaboradora. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores, inclusão de alunos com deficiências e a repercussão das políticas públicas de educação especial.

 

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

SCHAMBECK, Regina Finck. O contexto inclusivo na escola: representação e estigma na perspectiva de duas professoras. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 168–188, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019168. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15246. Acesso em: 22 dez. 2024.

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