Documentário do Projeto Respiradores:

uma experiência de arte, educação e sustentabilidade em escola estadual mineira

Autores/as

  • Francisco de Paulo D'Avila Junior UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317820220240139

Palabras clave:

ensino de arte; educação ambiental; sustentabilidade.

Resumen

O presente texto, trata-se de um relato de um projeto artístico-pedagógico intitulado Respiradores, realizado entre os meses de fevereiro e julho de 2022, na Escola Estadual Bernardo Valadares de Vasconcellos, em Sete Lagoas-MG. Todas as etapas do projeto foram detalhadas, desde a pré-produção, produção e pós-produção, acompanhadas pelos registros fotográficos e videográficos, além do documentário final do projeto, que, na oportunidade, foi apoiado pela 1ª Edição do Prêmio Museu é Mundo. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre arte, educação e sustentabilidade, além da descrição do passo a passo da realização do projeto na escola, se incluiu um breve panorama histórico da educação ambiental a partir da década de 1970, tanto no Brasil quanto no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Ed. Atual e ampl. São Paulo. Saraiva, 1996.

BRASIL. Lei n. 9.795/1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 09 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA - UNESCO/PNUMA. Declaração da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental. Tbilissi, 1977.

TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini; SAMPAIO, Aloísio Costa. Educação ambiental: da prática pedagógica à cidadania. São Paulo: Escritura, 2003.

WORTH, Kiara. 8 bilhões de pessoas, uma humanidade. ONU News: Perspectiva Global, Reportagens Humanas, 13 nov. 2022. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2022/11/1805267. Acesso em: 19 out. 2023.

Publicado

2025-03-14

Cómo citar

D’AVILA JUNIOR, Francisco de Paulo. Documentário do Projeto Respiradores: : uma experiência de arte, educação e sustentabilidade em escola estadual mineira. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 139–162, 2025. DOI: 10.5965/1984317820220240139. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/25942. Acesso em: 17 mar. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ PEDAGOGIA CULTURAL, MUSEOLOGIAS CRÍTICAS E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.