Drama com pessoas surdas em ambiente remoto: o material didático Catálogo de Drama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0106

Palavras-chave:

teatro, surdez, Drama, material didático

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento de um material didático sobre Drama voltado a pessoas surdas. Intitulado Catálogo de Drama, o material reúne conteúdos destinados à preparação e à realização de cinco processos de Drama em sessões únicas, inicialmente concebidas para o ambiente remoto. Discute-se a origem desse material, vinculado a práticas desenvolvidas em um Trabalho de Conclusão de Curso em Teatro, destacando as principais referências teóricas e especificidades do trabalho teatral com pessoas surdas. Além disso, aborda-se a escassez de materiais didáticos acessíveis a esse público específico, articulada a uma reflexão sobre a relevância do estudo da Cultura Surda no ensino de teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Vicente Leopold, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Educação e Graduação em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Teatro pela UFRGS. Profa. Adjunta de Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.

CABRAL, Biange; PEREIRA, Diego de Medeiros. O espaço de jogo no contexto do drama. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 285–301, jul. 2017.

DIAS, Leôni Cristina dos Santos. A ausência de material didático formal no ensino de teatro: uma pesquisa com o bloco inicial de alfabetização. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Cênicas Licenciatura) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

DUBATTI, Jorge. Experiência teatral, experiência tecnovivial: nem identidade, nem campeonato, nem superação evolucionista, nem destruição, nem vínculos simétricos. Trad. Victor Lavarda de Freitas. Rebento, São Paulo, n. 14, p. 254-259, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/609. Acesso em: 10 jun. 2025.

LA Casa de Papel. Direção: Álex Pina. Produção: Cristina López Ferraz. Roteiro: Álex Pina. Espanha: Netflix, 2017-2021.

LEOPOLD, Douglas Vicente. Entre telas, ficções, espaços e tempos: processos de drama em sessões únicas com surdos em ambiente virtual. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

LEOPOLD, Douglas; BERSELLI, Marcia. Catálogo de Drama: propostas de processos de drama para pessoas surdas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2023. E-book (35 p.). Disponível em: https://teatroflexivel.com.br/catalogo-de-drama-material-didatico-para-ensino-de-teatro-com-pessoas-surdas/. Acesso em: 09 jun. 2025.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na educação infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 2015. Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

PEREIRA, Diego de Medeiros; BERSELLI, Marcia; LEOPOLD, Douglas Vicente; JARDIM, Priscila Lourenzo. Luzes, câmera, ação!: Práticas teatrais com surdos em ambiente virtual. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0113. Acesso em: 8 jun. 2025.

RESENDE, Lucas Sacramento. Teatralidade no Teatro Surdo Brasileiro: concepções literárias, dramáticas e teatrais no Teatro Surdo em Língua de Sinais. 2023. 216 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília, 2023.

REZENDE, Renata Cristina Fonseca de. Perfovisual: a transcrição artística em língua de sinais. 2019. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

LEOPOLD, Douglas Vicente; BERSELLI, Marcia. Drama com pessoas surdas em ambiente remoto: o material didático Catálogo de Drama. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27424. Acesso em: 1 set. 2025.