Perspectivas para uma pedagogia vocal: possibilidades para uma voz desejante
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0203Palavras-chave:
voz, pedagogia vocal, práticas teatraisResumo
Este artigo apresenta a "Pedagogia para a Voz Desejante", uma abordagem vocal oriunda de pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A abordagem potencializa a individualidade dos praticantes a partir do despertar do corpo consciente. Dividida entre corpo físico e extracorpóreo, visa ampliar a consciência corporal, promovendo uma experiência pessoal e autoral. Ao entrelaçar essas esferas, busca-se compreender e apreender o corpo individualmente. Os pilares da pedagogia — visualização temática, sensibilização corpóreo-vocal e voz-dança — organizam essa prática.
Downloads
Referências
BÉZIERS, Marie-Madeleine. A coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PIZARRO, Diego; BRITO, Nayara. Dinâmicas somáticas da voz na anatomia experiencial do método Body-Mind Centering. Repertório, Salvador, ano 21, n. 30, p. 260-280, 2018.
RANGEL, Sônia. Imagem e pensamento criador. Lauro de Freitas: Solisluna, 2019.
ROCHA, Valéria. A voz desejante: trilhas e pistas para uma pedagogia da voz. 2023. Tese (Doutorado em Processos Educacionais em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)