Perspectivas para uma pedagogia vocal: possibilidades para uma voz desejante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0203

Palavras-chave:

voz, pedagogia vocal, práticas teatrais

Resumo

Este artigo apresenta a "Pedagogia para a Voz Desejante", uma abordagem vocal oriunda de pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A abordagem potencializa a individualidade dos praticantes a partir do despertar do corpo consciente. Dividida entre corpo físico e extracorpóreo, visa ampliar a consciência corporal, promovendo uma experiência pessoal e autoral. Ao entrelaçar essas esferas, busca-se compreender e apreender o corpo individualmente. Os pilares da pedagogia — visualização temática, sensibilização corpóreo-vocal e voz-dança — organizam essa prática.




Downloads

Biografia do Autor

Valéria Cristina Machado Rocha, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Práticas e poéticas Vocais pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Especialização em Educação Física Escolar ( Faculdade Alvorada Brasília- DF). Bacharel em Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Brasília-DF), Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano. Brasília-DF). Professora na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes nas áreas de artes visuais, Performance, Artes da cena, e voz.

Referências

BÉZIERS, Marie-Madeleine. A coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIZARRO, Diego; BRITO, Nayara. Dinâmicas somáticas da voz na anatomia experiencial do método Body-Mind Centering. Repertório, Salvador, ano 21, n. 30, p. 260-280, 2018.

RANGEL, Sônia. Imagem e pensamento criador. Lauro de Freitas: Solisluna, 2019.

ROCHA, Valéria. A voz desejante: trilhas e pistas para uma pedagogia da voz. 2023. Tese (Doutorado em Processos Educacionais em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

Publicado

22-09-2024

Como Citar

ROCHA, Valéria Cristina Machado. Perspectivas para uma pedagogia vocal: possibilidades para uma voz desejante. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25445. Acesso em: 6 abr. 2025.