Sobre corpos, escritas e alfabetização em dança: experiências com Motifs na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e205

Palavras-chave:

alfabetização em dança, corpo, escrita, Motif Notation, Rudolf Laban

Resumo

O presente texto relata um estudo de caso realizado com estudantes de uma escola municipal de São Paulo em que se experienciou uma proposta de alfabetização em dança com a Motif Notation, sistema de notação criado pelas pesquisadoras Ann Hutchinson Guest (1918-2022) e Valerie Preston-Dunlop (1930-), ex-alunas do pesquisador Rudolf Laban (1879-1958). Teve como referência a metodologia pesquisa-ação (Thiollent, 2011), os dados foram coletados em oficinas realizadas por videoconferência e apontou-se como conclusões a possibilidade em se favorecer propostas de alfabetização em dança, a aquisição de características dessa linguagem pelas crianças e a criação de uma composição coreográfica.  

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Biografia do Autor

Adriano José Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização em Arte-Educação pelo Centro Universitário UNIFAAT. Especialista em Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna(FAV) .  Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras DR. Edmundo Ulson (UNAR).Graduação em Artes Visuais pela Faculdade Mozarteum de São Paulo(FAMOSP).

Marcus Vinicius Machado de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Filosofia pela UFRJ. Certification Program in Laban Movement Studies (Certified Movement Analyst - CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS). Certificação em Labanotation pelo Dance Notation Bureau (NYC). Graduação em Filosofia pela UFRJ. Professor Titular da UFRJ.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

PINHEIRO, Adriano José; ALMEIDA, Marcus Vinicius Machado de. Sobre corpos, escritas e alfabetização em dança: experiências com Motifs na escola. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–28, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e205. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26194. Acesso em: 19 dez. 2024.