A voz na cena contemporânea: a preparação vocal em montagens brasilienses de peças curtas de Beckett
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0209Palavras-chave:
Teatro contemporâneo, Voz, Preparação vocalResumo
O presente artigo pretende apontar alguns dos aspectos que se estabeleceram na cena teatral a partir de transformações e revoluções pós-final do século XIX, período no qual pôde ser observado o entrelaçamento entre artes plásticas, música, dança, cinema, vídeo e performance, oportunizando uma pluralidade estética que transborda e excede o texto dramático. Tais experimentações estimularam novos modos de compreender como a voz emancipou-se de uma compilação de signos vinculados ao texto dramático, reverberando em novos modos de acionamento para as práticas e poéticas que tangenciam a voz. A partir desse panorama, serão apresentados relatos das práticas vocais na montagem de algumas peças curtas do autor irlandês Samuel Beckett desenvolvidas com intérpretes de Brasília.
Downloads
Referências
BECKETT, Samuel. Teatro completo. São Paulo: Edições 70, 2021.
LEHMANN, Hans Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197-210, nov. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210. Acesso em: 27 jul. 2023.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MONTENEGRO, Mônica de Almeida Prado. O corporal: concepções e prática. Uma abordagem de trabalho de voz para o ator. 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2019.tde-19092019-162137. Acesso em: 27 jul. 2023.
SARRAZAC, Jean Pierre. Poética do drama moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SOUCHARD, Philippe Emmanuel. Respiração. São Paulo: Summus, 1989.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Para ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)