Perspectivas para uma pedagogia vocal: possibilidades para uma voz desejante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0203

Palavras-chave:

voz, pedagogia vocal, práticas teatrais

Resumo

Este artigo apresenta a "Pedagogia para a Voz Desejante", uma abordagem vocal oriunda de pesquisa de doutorado realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A abordagem potencializa a individualidade dos praticantes a partir do despertar do corpo consciente. Dividida entre corpo físico e extracorpóreo, visa ampliar a consciência corporal, promovendo uma experiência pessoal e autoral. Ao entrelaçar essas esferas, busca-se compreender e apreender o corpo individualmente. Os pilares da pedagogia — visualização temática, sensibilização corpóreo-vocal e voz-dança — organizam essa prática.




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Cristina Machado Rocha, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Práticas e poéticas Vocais pela Universidade Federal de Uberlândia(UFU). Especialização em Educação Física Escolar ( Faculdade Alvorada Brasília- DF). Bacharel em Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Brasília-DF), Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano. Brasília-DF). Professora na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes nas áreas de artes visuais, Performance, Artes da cena, e voz.

Referências

BÉZIERS, Marie-Madeleine. A coordenação motora: aspecto mecânico da organização psicomotora do homem. São Paulo: Summus, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PIZARRO, Diego; BRITO, Nayara. Dinâmicas somáticas da voz na anatomia experiencial do método Body-Mind Centering. Repertório, Salvador, ano 21, n. 30, p. 260-280, 2018.

RANGEL, Sônia. Imagem e pensamento criador. Lauro de Freitas: Solisluna, 2019.

ROCHA, Valéria. A voz desejante: trilhas e pistas para uma pedagogia da voz. 2023. Tese (Doutorado em Processos Educacionais em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.

Publicado

2024-09-22

Como Citar

ROCHA, Valéria Cristina Machado. Perspectivas para uma pedagogia vocal: possibilidades para uma voz desejante. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25445. Acesso em: 22 dez. 2024.