O prazer da voz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0206

Palavras-chave:

voz, prazer, trabalho, assombro, vocalidade contemporânea

Resumo

O texto desenvolve uma reflexão no âmbito das relações entre voz e experiência, discorrendo sobre o prazer da voz, em confronto com o medo e o trabalho de voz. No percurso, em que o prazer da voz deságua em prazer no teatro, o autor ensaia diálogos com o escritor Roland Barthes (O prazer do texto) e artistas teatrais, como Cicely Berry (Voice and the Actor), Isabel Setti (O corpo da palavra não é fixo deixa-se tocar pelo tempo e seus espaços) e Bertolt Brecht (Pequeno Organon para o Teatro). Trata-se de um itinerário ao encontro do prazer da voz que vibra, corta, historiciza e assombra.

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Biografia do Autor

José Batista Dal Farra Martins, Universidade de São Paulo

Livre-docência pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona – Espanha. Doutorado em Engenharia Civil pela USP. Mestrado em Engenharia Civil pela USP. Graduação em Matemático pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Professor Associado pesquisador livre-docente sênior do Departamento de Artes Cênicas (ECA-USP) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC). Músico, encenador, ator e cantor, professor e pesquisador.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

MARTINS, José Batista Dal Farra. O prazer da voz. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, p. 1–20, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0206. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23878. Acesso em: 21 nov. 2024.