A.part.tir da Residência de criação Entoar o corpo sensível: diálogo epistolar entre Vitor Lemos e Tiago Porteiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0103Palavras-chave:
Residência, Corpo-sensível, Artes performativas, Diálogo epistolar, Processos de criação do/a ator/atrizResumo
Em setembro de 2021, em Lisboa, ocorreu a Residência Artística Internacional -Entoar o corpo sensível - orientada por Carlos Simioni (Lume Teatro) e Stephane Brodt (Amok Teatro). Os pedagogos-investigadores-artistas Tiago Porteiro e Vitor Lemos dela fizeram parte. O primeiro participou nas práticas enquanto o segundo as observou. Foi a partir deste diferente posicionamento que os autores desenvolveram conjuntamente uma reflexão em formato epistolar. Nas cartas abordam-se noções de corpo sensível e suas implicações nos processos de formação, tal como considerações sobre metodologias de investigação-criação do/a ator-atriz. No remate da conversa o tema da “(des)educação” surge através de um diálogo mais direto, associando-o a temáticas disseminadas ao longo das cartas.
Downloads
Referências
BARDET, M.; CLAVEL, J.; GINOT, I. Introduction. In: BARDET, M., CLAVEL, J.; GINOT, I. (Org.). Écosomatiques. Penser l’écologie depuis le geste. Montpellier: Deuxième époque, 2018, p.9-19.
BROOK, Peter. Não há segredos: reflexões sobre atuação e teatro. São Paulo: Via Lettera, 2016.
CLAVEL, Joanne; LEGRAND, Marine. Respirations communes: les pratiques somatiques comme créativités environnementales. In: BARDET, M.; CLAVEL, J.; GINOT, I. (Org.). Écosomatiques. Penser l’écologie depuis le geste. Montpellier: Deuxième époque, 2018, p.23-46.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. vol.4,. São Paulo: Ed. 34, 2012.
HAN, Byung-Chul. Do desaparecimento dos rituais. Lisboa: Relógio D´água, 2020.
GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’água Ed, 1997.
GROTOWSKI, Jerzy. O que foi. In: FLASZEN, Ludwik.; POLLASTRELLI, Carla (Org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro, Edições SESC SP e Perspectiva, 2007, p.199-211.
NOVARINA, Valère. Diante da Palavra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
VADORI-GAUTHIER, Nadia. Fluidités Somatiques du Body-Mind Centering. In: BARDET, M.; CLAVEL, J.; GINOT, I. (Org.). Écosomatiques. Penser l’écologie depuis le geste. Montpellier: Deuxième Époque, 2018, p.66-75.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)