Poética de terreiro: um olhar sobre a macumba cênica da Semente Cia de Teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e302Palavras-chave:
teatro periférico, terreiro, teatro ritual, Espaço SementeResumo
Este artigo lança uma luz sobre a proposta teatral praticada pela Semente Cia. de Teatro, a partir de um trabalho cênico que busca sacralizar a atividade teatral por meio da incorporação de elementos candomblecistas na diegese dramatúrgica. Em duas montagens, propõe-se uma incorporação cênica que torna atores e atrizes “cavalos” de seus personagens. Essa proposta de Teatro de Terreiro é um simulacro, assim como era o Deus Ex Machina no teatro grego, e traz ao proscênio caboclos, padês, ayós, ogãs com seus atabaques, além de referências à estética de terreiro. O grupo trabalha a corpo-oralidade de atores e atrizes, respeitando a gramática gestual e sensual que compõe a linguagem corporal da negritude.
Downloads
Referências
BARBOSA, Fernanda Júlia (Onisajé). Teatro preto de candomblé: uma construção ético-poética de encenação e atuação. Salvador: UFBA, 2021.
D’ANDREA, Pablo (Tiaraju). A Formação das Sujeitas e dos Sujeitos Periféricos. São Paulo: Ed. Dandara, 2022.
DUARTE, Constância Lima; CORTÊS, Cristiane; PEREIRA, Maria do Rosário A. (orgs.). Escrevivências. Identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2016.
LIGIÉRO, Zeca. Corpo a corpo: estudos das performances brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
LIGIÉRO, Zeca. Teatro das origens: estudos das performances afro-ameríndias. Rio de Janeiro: Garamond, 2019. 296 p.
MOURA, Clovis. Rebeliões na Senzala. Quilombos, insurreições, guerrilhas. São Paulo: Editora Ciências Humanas, 1981.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da educação brasileira. Curitiba: Gráfica e Editora Popular, 2007.
RODRIGUES JÚNIOR, Luiz Rufino. Exu e a pedagogia das encruzilhadas. 2017. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)