Corpos/as negros/as, ritos em performances e a encruzilhada como potência de poéticas de cenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0502

Palavras-chave:

performance negra ritual, corpo negro, cena expandida, tradições negro-africanas, ancestralidade

Resumo

A partir dos estudos em performance negra ritual, considerando o candomblé Congo-Angola como eixo filosófico centralizador da metodologia de investigação desta pesquisa, interessa adensar o debate sobre o corpo negro na contemporaneidade, no sentido de produzir poéticas que desloquem o lugar da pessoa negra no âmbito da estrutura hegemônica que nos subalterniza. Este xirê dançado-cantado-riscado-contado-tocado-expandido para o centro da roda nesta conversa, alinhava o lugar da encruzilhada como potência da transdisciplinaridade e dos sentidos do corpo negro em diferentes esferas nacionais e internacionais.

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Biografia do Autor

Tássio Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorado em Artes Cênicas em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). 

Benjamin Abras

Artista contemporâneo interdisciplinar. Poeta, ensaísta, dramaturgo, pintor, ator-dançarino, diretor de dança teatro. Artista interdisciplinar, performer, criador de instalações, objetos, desenhos e pinturas que refletem suas experiências nas tradições afro-brasileiras do Candomblé e da Capoeira de Angola. Atuou, realizou exposições e participou de residências artísticas no Reino Unido, na Dinamarca, na Índia, Tunísia, França e no Senegal.

Referências

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

FERREIRA, Tássio; ABRAS, Benjamin. Corpos/as negros/as, ritos em performances e a encruzilhada como potência de poéticas de cenas. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 1–16, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e0502. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26235. Acesso em: 19 dez. 2024.