Distritos 2.217: um processo de drama com adolescentes

Autores/as

  • Wellington Menegaz Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019326

Palabras clave:

Drama, Ensino, Adolescentes, Política, Processo

Resumen

Nesse artigo apresento reflexões do processo de drama Distritos 2.217. Essa prática foi realizada no ano de 2017 pelo subprojeto Teatro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID da Universidade Federal de Uberlândia, com estudantes dos nonos anos do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Uberlândia (MG). Partindo da premissa que é possível e necessário trabalhar política, teatro e sociedade em processos artísticos e pedagógicos com adolescentes, a pergunta que permeia essa escrita é: como desenvolver uma prática artística que destaque o olhar dos adolescentes para questões políticas que os atravessam?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wellington Menegaz, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Curso de Teatro e do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Citas

BOWELL, Pamela; HEAP Brian S. Planning Process Drama: enriching teaching and learning. London e New York: Routledge. 2013.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Madacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro)

CABRAL, Beatriz. Drama: mapeando percursos. A[L]BERTO: Revista da SP Escola de Teatro. Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura. São Paulo, Gráfica Stampato, 6, p. 104-113, 2014.

PAULA, Wellington Menegaz de. Drama-processo e ciberespaço: o ensino do teatro em campo expandido. Florianópolis, 2016. Tese (Doutorado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SIMÕES, Itamar Wagner Schiavo. Experiência e memória em processos de drama. Florianópolis, 2013. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

MENEGAZ, Wellington. Distritos 2.217: um processo de drama com adolescentes. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 326–339, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019326. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15934. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art