A Boutique do Mestre Perfumista: Drama e sua acessibilidade a pessoas cegas e com baixa visão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0109

Palavras-chave:

Drama, mundividência tátil, acessibilidade teatral, deficiência visual, extensão universitária

Resumo

O artigo investigou o processo de Drama A Boutique do Mestre Perfumista, analisando sua potencialidade como abordagem pedagógico-criativa acessível a pessoas cegas ou com baixa visão. A experiência, conduzida em um projeto de extensão universitária, evidenciou a mobilização da mundividência tátil na formação e criação teatral. Os resultados indicaram que o Drama pode desafiar o visuocentrismo e fomentar interações entre participantes com diferentes percepções sensoriais. Além disso, reforçaram a importância da Extensão como espaço privilegiado para o diálogo entre discentes do ensino superior e pessoas com deficiência visual, historicamente marginalizadas no meio acadêmico.

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Biografia do Autor

Lucas de Almeida Pinheiro, Univesidade Estadual de Maringá

Doutorado e Mestrado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Prof. Dr. na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como diretor, pesquisador e pedagogo teatral.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

PINHEIRO, Lucas de Almeida. A Boutique do Mestre Perfumista: Drama e sua acessibilidade a pessoas cegas e com baixa visão. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–32, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0109. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26792. Acesso em: 1 set. 2025.