A Boutique do Mestre Perfumista: Drama e sua acessibilidade a pessoas cegas e com baixa visão
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0109Palavras-chave:
Drama, mundividência tátil, acessibilidade teatral, deficiência visual, extensão universitáriaResumo
O artigo investigou o processo de Drama A Boutique do Mestre Perfumista, analisando sua potencialidade como abordagem pedagógico-criativa acessível a pessoas cegas ou com baixa visão. A experiência, conduzida em um projeto de extensão universitária, evidenciou a mobilização da mundividência tátil na formação e criação teatral. Os resultados indicaram que o Drama pode desafiar o visuocentrismo e fomentar interações entre participantes com diferentes percepções sensoriais. Além disso, reforçaram a importância da Extensão como espaço privilegiado para o diálogo entre discentes do ensino superior e pessoas com deficiência visual, historicamente marginalizadas no meio acadêmico.
Downloads
Referências
BELARMINO, Joana. Aspectos comunicativos da percepção tátil: a escrita em relevo como mecanismo semiótico da cultura. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online], 2002, n.19, p.20-28.
BRASIL. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2019. Brasília: MEC, 2020.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CABRAL, Beatriz. O teatro no espaço da cidade – O lugar praticado. Revista Percevejo, Rio de Janeiro, v.1, n.1, 2009.
CARMO, Carlos Eduardo Oliveira do. Vocês, bípedes, me cansam! Modos de aleijar a dança como contra narrativa à bipedia compulsória. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Universidade do Estado da Bahia, 2023.
CUNHA, Marlíria Flávia Coelho da. Em busca da expressividade. 108fls. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006
JANIASKI, Flávia; PEROBELLI, Mariene; MENEGAZ, Wellington. Drama através do espelho: processos artísticos e pedagógicos em ambiente digital. Jundiaí: Paco Editorial, 2023.
LAPPONI, Estela. Corpo intruso: uma investigação cênica, visual e conceitual. São Paulo: Editora Crib Tanaka, 2023.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em Educação. Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, 04-27, 5 jul. 2011.
LISPECTOR, Clarice. Aprendendo a viver. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.
MORAES, Marcia. PesquisarCOM, Política Ontológica e deficiência visual In Moraes, M. 7 Kastrup, V. (org.). O Exercício de ver e não ver. Rio de Janeiro: Nau, 2010, p. 26 -51.
PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 2015. 296 f. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
PINHEIRO, Lucas de Almeida; MARTINS, Lúcia Helena. Estímulo composto como estratégia de ensino-aprendizagem teatral com jovens cegos. Pitágoras 500, Campinas, v. 12, 1-12, 2022.
PINHEIRO, Lucas de Almeida. Teatros e artistas com deficiência visual: poéticas do acesso à cena. Campinas: Editora da Unicamp, 2024.
RABÊLLO, Roberto Sanches. Teatro-educação: uma experiência com jovens cegos. Salvador: EDUFBA, 2011.
SOMERS, John. Narrativa, Drama e Estímulo Composto. Trad. Beatriz A. V. Cabral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, n. 17, 175-185, 2011.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Trad. Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)