Dramas e dilemas do professor bixa-afeminada: subversões de gênero, raça e ancestralidade na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0104Palavras-chave:
Drama, pedagogias das artes cênicas, teatro na escola, perseguição a docentes, infâncias dissidentesResumo
Diante do avanço de governos conservadores e de seus impactos sobre corpos LGBTI+, especialmente no contexto escolar, esta pesquisa investigou como as estratégias “professor(a)-personagem” e “estímulo composto” contribuíram para a discussão de questões interseccionais (gênero, sexualidade e relações étnico-raciais) em um processo de Drama com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental – SC. Utilizou-se a metodologia de pesquisa-formação, com registros e análises baseadas no diário de campo, nas materialidades criadas pelas crianças e nas memórias docentes. O estudo foi fundamentado em teorias de gênero, Queer, entre outras, no âmbito das Pedagogias do Teatro e das Artes Cênicas na escola.
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