Dramas e dilemas do professor bixa-afeminada: subversões de gênero, raça e ancestralidade na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0104

Palavras-chave:

Drama, pedagogias das artes cênicas, teatro na escola, perseguição a docentes, infâncias dissidentes

Resumo

Diante do avanço de governos conservadores e de seus impactos sobre corpos LGBTI+, especialmente no contexto escolar, esta pesquisa investigou como as estratégias “professor(a)-personagem” e “estímulo composto” contribuíram para a discussão de questões interseccionais (gênero, sexualidade e relações étnico-raciais) em um processo de Drama com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental – SC. Utilizou-se a metodologia de pesquisa-formação, com registros e análises baseadas no diário de campo, nas materialidades criadas pelas crianças e nas memórias docentes. O estudo foi fundamentado em teorias de gênero, Queer, entre outras, no âmbito das Pedagogias do Teatro e das Artes Cênicas na escola.

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Biografia do Autor

Fernando Augusto do Nascimento, Secretaria Municipal de Tijucas

Doutorado e Mestrado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduação em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Arte no Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal em Santa Catarina.  

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

NASCIMENTO, Fernando Augusto do. Dramas e dilemas do professor bixa-afeminada: subversões de gênero, raça e ancestralidade na escola. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27418. Acesso em: 1 set. 2025.