“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019063Palabras clave:
Drama, Experiência, Ensino de teatroResumen
O intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Entrevistado por Maria Andréa de Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma te- oria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6., 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Memória ABRACE Digital). São Paulo: USP, 2010, p. 1-5.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. O professor-artista: perspectivas teóricas e desloca- mentos históricos. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 35-44, dez. 2008.
CHEKHOV, Michael. Para o ator. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FIGUEIRA, Pedro de Alcântara. A educação de um ponto de vista histórico. Intermeio, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 11-15, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto.; GONÇALVES, Sandro Aparecido. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010.
GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educa- ção. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 208-243.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Desafios e diversidade na escola. Revista Mediações,
Londrina, v. 5, n. 2, p. 9-28, jul./dez. 2000.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: SEMINÁRIO
INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS, 1., 2001, Campinas. Revista Brasileira
de Educação. Campinas: UNICAMP, 2002, p. 20-28.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 2002.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. 2. ed. São Paulo:
Perspectiva, 1992.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O corpo como expressão e a fala. In: MERLEAU-PONTY,
Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
NEELANDS, Jonothan. Structuring drama work. Cambridge University Press, 1990.
O’NEILL, Cecily. Da alienação à interpretação: os usos da ironia. Trad. Beatriz Ângela
Vieira Cabral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 8, p. 7-18, dez. 2006.
PELBART, Peter Pál. Deleuze e a educação. In: ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter
Roberto. (Org.). Afirmando diferenças. Campinas: Papirus, 2005, p. 9-11.
RIBEIRO, Everton. Para evitar o alienigenismo: uma proposta de process drama através
da mediação irônica do professor-personagem. Anais do XI Congresso Nacional
de Educação, Curitiba/PR, 23 a 26 de 2013, p. 26255-26266.
RIBEIRO, Everton; SILVA, José Francisco Quaresma da. O Teatro reinventa a realidade:
ação docente, experiência estética e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e
extensão no Instituto Federal do Paraná. TEATRO: criação e conhecimento [online],
Palmas/TO, v.2, n.3, p. 30-38, jul/dez, 2014.
RODRIGUES, Nelson. Teatro quase completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro:
Tempo Brasileiro, 1965.
SOMERS, John. Drama in the curriculum. London: Cassel, 1994.
SOMERS, John. Narrativa, drama e estímulo composto. Trad. Beatriz Ângela Vieira
Cabral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 17, p. 175-185, set. 2011.
VIDOR, Heloise Baurich. O professor assume um papel e traz, por que não, um personagem para a sala de aula: desdobramentos do procedimento teacher in role no
processo de drama. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 9-17, dez. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.