“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019063

Palabras clave:

Drama, Experiência, Ensino de teatro

Resumen

O intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Everton Ribeiro, Instituto Federal do Paraná

Ator, diretor artístico, figurinista, maquiador, palhaço, professor de Teatro e pedagogo. Doutorando e Mestre em Educação, docente do IFPR, tem atuado na Pedagogia do Teatro e nas temáticas atravessadas pela formação de professores e diversidade nos processos educativos.

Rafael Siqueira de Guimarães, Universidade Federald o Sul da Bahia

Artista, psicólogo, professor, produtor cultural e ativista. Doutor em Sociologia, docente do PPGER/UFSB e do PPGE/UFBA, tem atuado nas interlocuções entre arte/educação/estudos da subjetividade, em especial nos temas relacionados às diferenças/alteridades.

Citas

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURDIEU, Pierre. Entrevistado por Maria Andréa de Loyola. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma te- oria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6., 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Memória ABRACE Digital). São Paulo: USP, 2010, p. 1-5.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. O professor-artista: perspectivas teóricas e desloca- mentos históricos. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 35-44, dez. 2008.

CHEKHOV, Michael. Para o ator. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

FIGUEIRA, Pedro de Alcântara. A educação de um ponto de vista histórico. Intermeio, Campo Grande, v. 1, n. 1, p. 11-15, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto.; GONÇALVES, Sandro Aparecido. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010.

GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educa- ção. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 208-243.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes. Desafios e diversidade na escola. Revista Mediações,

Londrina, v. 5, n. 2, p. 9-28, jul./dez. 2000.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: SEMINÁRIO

INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS, 1., 2001, Campinas. Revista Brasileira

de Educação. Campinas: UNICAMP, 2002, p. 20-28.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 2002.

MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. 2. ed. São Paulo:

Perspectiva, 1992.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O corpo como expressão e a fala. In: MERLEAU-PONTY,

Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

NEELANDS, Jonothan. Structuring drama work. Cambridge University Press, 1990.

O’NEILL, Cecily. Da alienação à interpretação: os usos da ironia. Trad. Beatriz Ângela

Vieira Cabral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 8, p. 7-18, dez. 2006.

PELBART, Peter Pál. Deleuze e a educação. In: ABRAMOWICZ, Anete; SILVÉRIO, Valter

Roberto. (Org.). Afirmando diferenças. Campinas: Papirus, 2005, p. 9-11.

RIBEIRO, Everton. Para evitar o alienigenismo: uma proposta de process drama através

da mediação irônica do professor-personagem. Anais do XI Congresso Nacional

de Educação, Curitiba/PR, 23 a 26 de 2013, p. 26255-26266.

RIBEIRO, Everton; SILVA, José Francisco Quaresma da. O Teatro reinventa a realidade:

ação docente, experiência estética e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e

extensão no Instituto Federal do Paraná. TEATRO: criação e conhecimento [online],

Palmas/TO, v.2, n.3, p. 30-38, jul/dez, 2014.

RODRIGUES, Nelson. Teatro quase completo de Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro:

Tempo Brasileiro, 1965.

SOMERS, John. Drama in the curriculum. London: Cassel, 1994.

SOMERS, John. Narrativa, drama e estímulo composto. Trad. Beatriz Ângela Vieira

Cabral. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 17, p. 175-185, set. 2011.

VIDOR, Heloise Baurich. O professor assume um papel e traz, por que não, um personagem para a sala de aula: desdobramentos do procedimento teacher in role no

processo de drama. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 10, p. 9-17, dez. 2008.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

RIBEIRO, Everton; GUIMARÃES, Rafael Siqueira de. “Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 063–084, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15808. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO - PEDAGOGÍA DEL TEATRO: voces de América Latina en procesos de resistencia, organización y creación art