Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019085Palabras clave:
Teatro, Público, Espectador, Recepção, Efeito estéticoResumen
Neste artigo, o autor aborda a relação entre teatro e público a partir de duas instâncias, que podem ser pensadas em tensão produtiva. Por um lado, a importância da colaboração do público no movimento teatral, partindo da noção de que não há alteração na arte que possa ocorrer sem a efetiva participação dos espectadores. E, por outro, o necessário engajamento do público-participante para a realização do evento teatral, tendo em vista que o fato artístico não se efetiva sem o ato criativo do espectador.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.
COSTA, Iná Camargo; CARVALHO, Dorberto. A Luta dos Grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura: os cinco primeiros anos da lei de fomento ao teatro. São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.
DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.
DESGRANGES, Flávio. O Desejo dos Outros: aspectos da relação entre teatro e público na contemporaneidade. Moringa, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 29 - 42, 2014.
DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (Orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.
DESGRANGES, Flávio; LEPIQUE, Maysa (Orgs.). Teatro e Vida Pública. O Fomento e os Coletivos Teatrais em São Paulo. São Paulo, Hucitec, 2012.
ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura, vol. 1. São Paulo, Ed. 34, 1996.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Ed. Unicamp, 2012.
MICHALSKI, Yan. O Palco amordaçado: 15 anos de censura teatral no Brasil. Porto Alegre: Avenir, 1979.
MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o Teatro Brasileiro. São Paulo, Hucitec, 1996.
OLIVEIRA, Roberta. S.O.S. Teatro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 fev. Caderno B, p. 1, 1997.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.
SIMÕES, Giuliana, O espectador em pleno voo: as experiências do iNERTE. Sala Preta. São Paulo, v.13, n. 2, p. 193-199, 2013.
SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. Sala Preta. São Paulo, v.17, n.1, p. 340-352, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.