Instâncias da relação entre teatro e público: o espectador como participante do ato teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019085Keywords:
Teatro, Público, Espectador, Recepção, Efeito estéticoAbstract
Neste artigo, o autor aborda a relação entre teatro e público a partir de duas instâncias, que podem ser pensadas em tensão produtiva. Por um lado, a importância da colaboração do público no movimento teatral, partindo da noção de que não há alteração na arte que possa ocorrer sem a efetiva participação dos espectadores. E, por outro, o necessário engajamento do público-participante para a realização do evento teatral, tendo em vista que o fato artístico não se efetiva sem o ato criativo do espectador.
Downloads
References
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.
COSTA, Iná Camargo; CARVALHO, Dorberto. A Luta dos Grupos Teatrais de São Paulo por Políticas Públicas para a Cultura: os cinco primeiros anos da lei de fomento ao teatro. São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.
DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.
DESGRANGES, Flávio. O Desejo dos Outros: aspectos da relação entre teatro e público na contemporaneidade. Moringa, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 29 - 42, 2014.
DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (Orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.
DESGRANGES, Flávio; LEPIQUE, Maysa (Orgs.). Teatro e Vida Pública. O Fomento e os Coletivos Teatrais em São Paulo. São Paulo, Hucitec, 2012.
ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura, vol. 1. São Paulo, Ed. 34, 1996.
LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Ed. Unicamp, 2012.
MICHALSKI, Yan. O Palco amordaçado: 15 anos de censura teatral no Brasil. Porto Alegre: Avenir, 1979.
MICHALSKI, Yan. Ziembinski e o Teatro Brasileiro. São Paulo, Hucitec, 1996.
OLIVEIRA, Roberta. S.O.S. Teatro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 fev. Caderno B, p. 1, 1997.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1993.
SIMÕES, Giuliana, O espectador em pleno voo: as experiências do iNERTE. Sala Preta. São Paulo, v.13, n. 2, p. 193-199, 2013.
SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. Sala Preta. São Paulo, v.17, n.1, p. 340-352, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.