A vida é uma ópera feita de gestos: uma leitura brechtiana de Capitu
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0212Palavras-chave:
Gesto, Performance, Mise-en-scène, Estética audiovisual, CapituResumo
O artigo coteja uma análise da gestualidade brechtiana como valor estético da microssérie Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho. O intuito é aproximar, com as devidas congruências, a dimensão gestual do teatro épico de Brecht à ótica audiovisual da adaptação, cujo caminho de leitura comporta a tutela de contributos teóricos provenientes da Teoria do teatro, da Narratologia cinematográfica e dos Estudos da performance, na análise de cenas que melhor se alinham à perspectiva crítico-interpretativa adotada. Parte-se do alargamento da noção de gesto brechtiano, incidindo sobre a composição cênica, a metaficcionalidade e a mise-en-scène.Assim, a estética gestual é lida como um dos múltiplos componentes do amplo quadro de signos expressivos da linguagem polivalente da microssérie, que assimila diferentes dispositivos e combinações para ampliar os horizontes de sentido.
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