re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro

Autores/as

  • Heloise Baurich Vidor Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017271

Resumen

Este artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance  (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloise Baurich Vidor, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Departamento de Artes Cênicas = Área: Pedagogia do Teatro e Teatro Educação

Publicado

2017-07-02

Cómo citar

VIDOR, Heloise Baurich. re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 271–284, 2017. DOI: 10.5965/1414573101282017271. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017271. Acesso em: 23 nov. 2024.