Aspectos formativos do PANOS – Palcos novos palavras novas: um olhar estrangeiro, inicial e tateante
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0205Palavras-chave:
pedagogia das artes cênicas, dramaturgia contemporânea em língua portuguesa, teatro juvenil, escolaResumo
Neste artigo são analisados aspectos formativos do projeto PANOS – Palcos novos palavras novas, desenvolvido pelo Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa/ Portugal, o qual estabelece cruzamentos entre teatro escolar e juvenil e novas dramaturgias. Com base na constatação de que o teatro juvenil é um campo a ser expandido e visibilizado nos estudos teatrais brasileiros e portugueses, refletiu-se sobre o trabalho com o texto escrito, o papel do(a) professor(a) encenador(a) na articulação da dramaturgia e da cena contemporânea e se preconizou um olhar expandido para o campo da Pedagogia das Artes Cênicas. A revisão teórica realizada, a leitura de dramaturgias do PANOS, as entrevistas e o acompanhamento in loco mostraram lacunas na investigação de cunho artístico e educacional voltadas para a juventude em Portugal; os desafios que um projeto como PANOS enfrenta e suscita e, principalmente, sua relevância para a ampliação das ações de ler, fazer, apreciar teatro e literatura dramática entre jovens.
Downloads
Referências
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BERTRAND, Sara. Patos e lobos-marinhos: Conversas sobre literatura e juventude. São Paulo: Solisluna Editora, 2021.
CARNEIRO, João. PANOS. Um dos mais inteligentes e generosos projectos. In. Sinais de cena 9 - Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas/ Dossiê Temático, Lisboa, 2008.
DUBATTI, Jorge. Teatro y territorialidad – Perspectivas de Filosofía del Teatro y Teatro Comparado. Buenos Aires: Gedisa Editorial, 2020.
FRAZÃO, Francisco. PANOS 2010. Lisboa: Culturgest, 2010.
FRAZÃO, Francisco. PANOS 2009. Lisboa: Culturgest, 2009.
FRAZÃO, Francisco. PANOS 2008. Lisboa: Culturgest, 2008.
FRAZÃO, Francisco. PANOS 2007. Lisboa: Culturgest, 2007.
JUNQUEIRA, Sandro William. PANOS 2021. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II, 2021.
JUNQUEIRA, Sandro William. PANOS 2019. Lisboa: Teatro Nacional Dona Maria II, 2019.
KOUDELA, Ingrid. & JÚNIOR, José Simões de Almeida. (Org). Léxico de Pedagogia do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
MENDONÇA, Célida Salume; BEZELGA, Isabel Maria Gonçalves. Um olhar sobre o impacto da experiência teatral no exercício da alteridade e no processo de socialização de crianças em contextos educacionais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, 2020, p. 143-165. https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17957.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SANTOS, Bárbara Tavares dos. Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior / Bárbara Tavares dos Santos. - São Paulo, 2019, p. 302 f.: il.
SANTOS, Rita Matias dos. Festival Panos muda de palco para o Teatro D. Maria II. Gerador, 2019. https://gerador.eu/festival-panos-muda-de-palco-para-o-teatro-dona-maria-ii/
VIDOR, Heloise Baurich, & BISCARO, Barbara. Diálogos entre teatro, escola e universidade: o Coro dos maus alunos. Textos FCC, 59, 2021, 53–81. https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_3
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)