re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro

Autores

  • Heloise Baurich Vidor Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101282017271

Resumo

Este artigo discute a presença do texto nos processos de ensino e aprendizagem de teatro, colocando em interface os campos do teatro, da literatura e da educação. Práticas de leitura em performance  (Zumthor, 2007), associadas à abordagem lúdica proveniente do fazer teatral, delineiam as ações de encontro com o texto na aula: ler, proferir, escutar e ver, ao invés de dramatizar ou encenar. Através de três experiências com o texto Macbeth, a autora discute o percurso proposto aos jogadores, que partiu da ênfase na teatralidade - atuação e criação de cenas - para a ênfase na leitura do texto.

Biografia do Autor

Heloise Baurich Vidor, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Departamento de Artes Cênicas = Área: Pedagogia do Teatro e Teatro Educação

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Vidor, H. B. (2017). re_LER_macbeth: a presença do texto no ensino do teatro. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 1(28), 271-284. https://doi.org/10.5965/1414573101282017271