Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020456

Palavras-chave:

Educação brasileira, artes, dança, ensino

Resumo

Resenha do livro História das Ideias do Ensino da Dança na Educação Brasileira, da autoria de Marcilio de Souza Vieira, o qual apresenta uma análise crítica do pensamento pedagógico brasileiro a partir do percurso histórico da frágil presença da Dança na educação brasileira. Ao confrontar documentos oficiais voltados para a presença da arte/dança na Educação Básica, Cursos Técnicos e o Ensino Superior o autor contribui para visibilizar – e tensionar – disputas e paradoxos conceituais em torno da presença da arte/dança na educação brasileira.

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Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT; integrante do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq.

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutora em Educação, professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq.

Referências

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

DO NASCIMENTO, Diego Ebling; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Artes e Políticas Nacionais de Educação: configuração, fragilidade e resistência da Dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 456–462, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020456. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020456. Acesso em: 22 dez. 2024.