Poéticas Afro-ameríndias no ensino superior de Dança: Corpos insurgentes em performances de (re)existência
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0106Palavras-chave:
Ensino de dança, Poéticas afro-ameríndias, Processo de criação, Graduação em dançaResumo
Este artigo discute a formação de professores/as de dança por meio de abordagens artístico-pedagógicas baseadas nas noções de ancestralidade e espiritualidade vindas de culturas afro-ameríndias, a partir de três experiências docentes no ensino superior. A combinação entre estrutura curricular, projetos pedagógicos e artísticos em consonância com as histórias de vida dos estudantes, colabora com a abertura de fissuras na monocultura do saber instaurada na universidade. O reconhecimento e a produção de poéticas afro-ameríndias se materializam por meio de processos criativos e pedagógicos em vivências com práticas culturais tradicionais, donde reflete-se performances de (re)existência a partir de corporalidades e narrativas insurgentes.
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