Entre a música e a dança: Dalcroze e a Plasticidade Viva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0701

Palavras-chave:

Jaques-Dalcroze (1865-1950), rítmica, corpo, Platicidade Viva, dança

Resumo

Tradução do texto La Rythmique, la Plastique Animée et la Danse de autoria de Émile Jaques-Dalcroze e publicado originalmente em 1916. A tradução é precedida por uma contextualização histórica do texto e dos principais temas por ele abordados, a saber: os pressupostos conceituais do método Jaques-Dalcroze conhecido como Rítmica e alicerçado sobre exercícios corporais e vocais ritmados; os fundamentos da Plasticidade Viva e seus desdobramentos no campo da encenação teatral; os problemas estéticos e pedagógicos da dança e o devir de uma nova dança.

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Biografia do Autor

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorado e Mestrado em Educação, Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Educação Física pela UNICAMP. Licenciatura em Música pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Professor Associado junto ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

Referências

JAQUES-DALCROZE, Émile. La Rythmique, la Plastique Animée et la Danse. Lausanne: Jobin & Cie., 1916, 16 p. Disponível em: https://imslp.org/wiki/M%C3%A9thode_Jaques-Dalcroze_(Jaques-Dalcroze,_Emile). Acesso em: 5 ago. 2024.

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Publicado

2024-09-22

Como Citar

MADUREIRA, José Rafael. Entre a música e a dança: Dalcroze e a Plasticidade Viva. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 52, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/1414573103522024e0701. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25495. Acesso em: 21 dez. 2024.