Sobre a poética do ritmo nas artes (e na vida)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103422021e0801Palavras-chave:
Ritmo, Corporalidade, Arte, Filosofia, Ciência, PedagogiaResumo
Resenha do livro Ritmicidades, cuerpos en JIRA [2015-2019], uma coletânea organizada por Carla Fonseca em parceria com o Departamento de Artes Dramáticas da Universidad Nacional de las Artes (UNA) que reuniu as contribuições de 22 autores de diversos países que foram anteriormente apresentadas durante as cinco edições das Jornadas Internacionales el Ritmo en las Artes – JIRA (Buenos Aires, 2015-2019). O livro foi organizado com o propósito de colocar em discussão a experiência do ritmo em diversos campos do conhecimento: epistemologia, neurociências, artes, linguagens, semiologia, psicanálise e pedagogia. Ritmicidades é o eloquente registro do que foi apresentado, vivenciado e discutido durante as todas as edições das JIRA.
Downloads
Referências
BANFI, Lola. El ritmo en el trabajo actoral: hacia una actuación como arte de la escucha. Buenos Aires: Eudeba, 2017.
FONSECA, Carla. (Org.). Ritmicidades, cuerpos em JIRA [2015-2019]. Buenos Aires: A.C.F., 2020, 288 p. (e-Book)
JAQUES-DALCROZE, Émile. Le Rythme, la Musique et l´Éducation. Lausanne: Jobin & Cie., 1920.
MORRIS, E. Rhythm. In: Acting and Performance: embodied approaches and understandings. London: Bloomsbury Publishing, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)