Moda, diversidade e Instagram: um olhar para as seis principais revistas de moda no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x171432024077Palavras-chave:
Instagram, Revista de Moda, DiversidadeResumo
Este artigo pretende entender o espaço da diversidade no conteúdo de moda de seis importantes revistas de moda no país. O estudo avalia o conteúdo nos posts na rede social Instagram da Vogue Brasil, Elle Brasil, Harper’s Bazaar, Glamour Brasil, Marie Claire Brasil e L‘Officiel Brasil. O recorte de tempo é de três meses e contabiliza 3.083 conteúdos – de 01 de agosto a 31 de outubro de 2022. Trata-se de um estudo de viés descritivo e exploratório que teve como intuito identificar o tema mais comum nas postagens, qual o enfoque (nacional ou internacional) dado à cobertura na rede social, avaliar o grau de factualidade na cobertura e, por fim, identificar o espaço que este conteúdo deu à diversidade. Um livro de códigos com categorias predeterminadas (Creswell, 2003) foi utilizado para orientar o processo de análise. O resultado, cuja apreciação foi guiada pelos métodos de análise descritiva de dados (Marconi e Lakatos; 2018; Marques de Melo, 2006; Hamel, 2000), mostra que as propostas editoriais que as revistas privilegiam no Instagram têm dedicado pouco espaço para a diferença. Embora existam algumas iniciativas que buscam trazer maior visibilidade e representatividade para grupos variados, a maioria das publicações nas redes sociais dessas revistas perpetua modelos-padrão de beleza idealizados, que excluem pessoas de diferentes origens étnicas, tamanhos corporais e outras características físicas. Isso tem levado a uma representação limitada e estereotipada nas revistas de moda, o que perpetua uma visão racista e discriminatória da sociedade.
Downloads
Referências
ALVES, L. M. Moda e midiatização: as revistas de moda nas redes digitais. XV Enecult, Salvador, Bahia, Brasil, 2019.
ENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: TAVARES, Frederico Mello B.; SCHWAAB, Reges (org.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013.
BONIN, Jiani Adriana. Coletivos culturais e espaço público midiatizado: delineamentos para investigar as configurações dos usos, apropriações e produções de mídias em grupos étnicos. IN: MALDONADO, E. A.; BARRETO, V. S.; LACERDA, J.S. Comunicação, educação e cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisas na América Latina. João Pessoa; Natal: Editora UFPB, Editora UFRN, 2011.
BUENO, Thaísa; DUARTE, Yanna. Textos Jornalísticos nas revistas de moda: um estudo das publicações usuais na Vogue e Harper´s
Bazaar. Revista Cambiassu. São Luís, v. 16, n. 27, p. 65-84, 2021.
BUENO, Thaísa; DUARTE, Yanna; CARDOSO, Letícia Conceição. Implicações do cibercultura no jornalismo de moda. IN: II Congresso Internacional Jornalismo, Inovação e Igualdade (CIJOII). Universidade Federal do Piauí – Teresina – 24 e 25 de maio de 2023.
BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: JANOTTI JUNIOR, Jeder; MATTOS, Maria Ângela. JACKS, Nilda. (Orgs.). Mediação e Midiatização. Salvador: EDUFBA, Brasília: Compós, 2012.
BRAGA, João; PRADO, Luís André do Prado. História da moda no Brasil: Das influências às autorreferências. São Paulo: Disal, 2011.
CARNEIRO, Suely. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011. Edição do Kindle.
CARVALHO, Luciomar; LISBOA FILHO, Flavi Ferreira. Representações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de moda. In: Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2019 jul. -set.;13(3):671-80.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro. Conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.
CORRÊA, Laura Guimarães; BERNARDES, Mayra. “Quem tem um não tem nenhum”: solidão e sub-representação de pessoas negras na mídia brasileira In: CORRÊA, Laura Guimarães. Vozes Negras em Comunicação. Autêntica Editora. Edição do Kindle. In: CORRÊA, Laura Guimarães (org.). Vozes negras em comunicação: mídias, racismos, resistências. 1. ed.-- Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2° Edição. Califórnia, Artmed Editora S.A, 2003.
DANTAS, Ítalo José de Medeiros; JUNIOR, Glauber Soares; BATISTA, Fabiano Eloy; CORDEIRO, Ramon Bastos; ASSIS, Camila. Da subversão à diversidade: a representatividade negra nas capas da revista vogue norte-americana. Educação Gráfica. Bauru, v. 25, p.234-247, 2021.
DUARTE, Jorge & BARROS, Antônio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
ELMAN, Débora. A revista de moda vai para a redeuma análise das reportagens no Instagram das revistas Elle e Estilo na São Paulo Fashion Week. dObras: revista da associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda. V.9, 137-145, 2016.
ELMAN, Débora. O discurso híbrido do jornalismo de moda: estratégias do Jornalismo, da Publicidade e da Estética. Tese de Doutorado. Programa de Pósgraduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244.
GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine de Gruyter, 1967.
HAMEL, J. À propos de l’échantillon. De l’utilité de quelques mises au point. Recherches qualitatives, 21, 3–20. Disponível em: https://doi.org/10.7202/1085611ar . Acesso em: 26 de mar. 2024.
HINERASKY, D. A era de ouro do street style digital. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 63–72, 2015. DOI: 10.26563/dobras. v8i17.11. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/11. Acesso em: 29 set. 2023.
HINERASKY, D. Comunicação, Jornalismo de Moda, Blogs, Cibercultura, 2010. Disponível: http://pt.scribd.com/doc/32622943/Jornalismo-de-moda-no-Brasil-da- especializacao-a-moda-dos-blogs.
HINERASKY, D. Jornalismo de moda no Brasil: questionamentos da cena brasileira. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 1-16, 2006.
JENKINS, Henry. A cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2009.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. Tradução: Sonia Midori Yamamoto; revisão técnica Iná Futino Barreto, Edson Crescitelli; coordenação de casos Iná Futino Barreto. -- 15. ed. -- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
LESSA, Luiza de Souza. A brasilidade nas coleções de moda: análise das estampas da marca FARM nos últimos três anos, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Design de Moda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Araranguá, 2018.
LIPOVETSKY, G; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia. das Letras, 2011.
MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2007.
MARQUES DE MELO, José. Teorias do jornalismo. São Paulo: Paulus, 2006.
MATA, Cristina. Comunicación y ciudadanía. Problemas teórico-políticos de su articulación. Revista Fronteiras - estudos midiáticos Vol. VIII Nº 1 - janeiro/abril 2006.
MICHETTI, Miqueli. Por que a moda brasileira quer ser tão global? Desigualdades das trocas simbólicas mundiais e ethos dos atores da moda nacional. Sociologia Antropologia. V.5, n2. Mai-agos. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/rsx7QqnpSybLdtj5j7wLn3m/?lang=pt. Acesso em: 07/04/2023.
MOERAN, B. Lançando a moda: o discurso das revistas. Comunicação e Sociedade. 2013, v. 24, p. 95 – 119.
MOURA, Clovis. Dialética Radical do Brasil Negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.
PEDRONI, Marco et al. INVESTIGACIÓN EN MODA: CAMBIO, COMUNICACIÓN E INDUSTRIA. In: Revista Prisma Social Nº 24, 1º trimestre, enero 2019. ISSN: 1989-3469.
NATANSOHN, G. (org.). Jornalismo de revista em redes digitais. Salvador: EDUFBA, 2013.
QUINN, T. Digital magazines: news and a history timeline. Magforum. 2018. Disponível em: http://www.magforum.com/digital_history.htm#new. Acesso em: 28 fev. 2023.
RIBEIRO, Mariana Tagé Verissimo; MESQUITA, Cristiane. Design de moda e brasilidade: da indumentária colonizada à expressividade de Zuzu Angel. In: Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística Edição Temática em Cultura e Comportamento. Vol. 5 n° 2 – novembro de 2015, São Paulo: Centro Universitário Senac.
ROCHA, Paula Melani; WOITOWICZ, Karina Janz. REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA MÍDIA: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM DE HOMENS E
MULHERES EM JORNAIS E REVISTAS SEGMENTADAS. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo, Loyola. 2002
SOUZA, Lidiane Aparecida Silva de. Imprensa Feminina: A Mulher Vista nas Páginas das Revistas. UFJF, 2002.
TAYLOR, Diana. Performance. 1ed, Buenos Aires: Assunto Impreso ediciónes, 2012.
THOMPSON, John B. Mídia e modernidade. São Paulo: Vozes, 2009.
WEAVER, T. Analysis of Representations of African Americans in Non-linear Streaming Media Content. Elon Journal of Undergraduate Research in Communications, v. 7, n. 2, p. 57-67, 2016. Disponível em: https://www.elon.edu/docs/eweb/academics/communications/research/vol7no2/06_Tony_Weaver.pdf. Acesso em 26 set. 2023.
WEIDLICH, Maria Teresa de Moraes. A informação de moda da Revista Vogue na rede social Instagram: um estudo sobre novos modelos de produção e difusão de conteúdos de moda sob o viés da convergência midiática e da cultura participativa. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaisa Bueno, Leila Lima de Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.