Moda, consumo e tendências: como a televisão e os influenciadores digitais instigam a moda no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x14332021108Palavras-chave:
Moda, consumo, tendênciasResumo
O presente artigo pretende discutir as relações entre a moda e a mídia e sua influência nas ações de consumo das pessoas. Tem como objetivo mostrar que as tendências de consumo são utilizadas pelas empresas para endossarem o processo de compra de algum produto. Tais tendências representam as inclinações dos consumidores e podem indicar as transformações vindouras no consumo dos produtos. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico de como o desenvolvimento dos meios de comunicação, em particular a televisão, no Brasil e também uma análise de duas campanhas publicitárias com duas celebridades distintas a fim de entender como o endosso foi utilizado pela empresa. Foi percebido que utilizar celebridades ou influenciadores digitais é uma estratégia de marketing que se mostra eficaz quando se trata de apresentação ou venda de um produto, desde que tal celebridade apresente empatia e afinidade com o que é divulgado.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre teoria da ação. Campinas: Papirus, 2017
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. São Paulo, Observatório de Sinais, 2013.
CASTRO, M; COSTA, N. Figurino – o traje de cena, Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 3, n. 1, 2010.
COUTINHO, Camila. Estúpida, eu?: a blogueira que conquistou seu lugar no mundo da moda. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.
CRANE, Diane. Reflexões sobre a moda: o vestuário como fenômeno social. In: Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade/ Maria Lucia Bueno, Luiz Octávio de Lima Camargo. Organizadores. – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008.
CUNHA, V. M. A moda na mídia: a telenovela como expoente. Uma análise de Viver a vida. 2009. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/32945>. Acesso em: 10 mai. 2018.
DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fonte, 2007. Tradução de Paulo Neves.
FREITAS, Ricardo F. Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências. In: Comunicação, mídia e consumo/Escola Superior de Propaganda e Marketing. v.2, n.4 (julho 2005) – São Paulo: ESPM, 2005.
HINERASKY, Daniela Aline. O Instagram como plataforma de Negócio de Moda: dos “it-bloggers” às “it-marcas”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON), 8 a 10 out. 2014. Anais... 2014. ISBN:978-85-99790-21-2. Disponível em: http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/links/GT06.html
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Editora Gente, 2010.
MCCRAKEN, Grant. Cultura & Consumo II. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. 172 p.
ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII – XVIII). São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
RIEZU, Marta Domínguez. Cool Hunters: caçadores de tendências na moda. Tradução de, Paulo Augusto Almeida Seemann. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008.
SILVA, C.R.M; TESSAROLO, F.M. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, 05 a 09/09/ 2016
THOMPSON, Derek. Hit makers: como nascem as tendências. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018. 368 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teresa Campos Viana Souza, Rita Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.