Fashion, consumption and trends:

how television and digital influencers instigate fashion in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14332021132

Palavras-chave:

fashion, consumption, tendencies

Resumo

This article aims to discuss the relationship between fashion and the media and their influence on people's consumption actions. It aims to show that consumption trends are used by companies to endorse the process of buying a product. Such trends represent the inclinations of consumers and may indicate future changes in the consumption of products. The methodology used was a bibliographic study of how the development of the media, particularly television, in Brazil and also an analysis of two advertising campaigns with two different celebrities in order to understand how the endorsement was used by the company. It was realized that using celebrities or digital influencers is a marketing strategy that is effective when it comes to presenting or selling a product, as long as that celebrity has empathy and affinity with what is disclosed.

Biografia do Autor

Teresa Campos Viana Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Cultura, gestão e processos em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (previsão de conclusão 2020). Mestre em Design e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Pós Graduada em Gestão do Design para Micro e Pequenas Empresas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2012). Graduação em Design de Moda pela Universidade FUMEC (2008). Foi a designer de moda responsável pela área de pesquisa de tendências da empresa IMA Têxtil LTDA. Foi professora bolsista da disciplina Cultura de Moda do curso Produção de Moda Coltec/Pronatec. Professora das disciplinas Design em Moda, Sintaxe Visual, Projeto Interdisciplinar, LAI e outras no Centro Universitário Uni-BH. Atualmente é professora do Centro Universitário Uni-BH e, atuando principalmente nos seguintes temas: design, moda, estilo, produtos e sustentabilidade.

Rita Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design e Representações Sociais, pesquisadora do Centro de Pesquisa DEsign & Representações Sociais, integrante do Grupo de Pesquisa Presente Y Futuro Del Diseño, da Universidad de Palermo, Argentina.Membro da Câmara de Assessoramento da Área de Ciências Sociais Aplicadas da FAPEMIG. Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984) e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É doutora em Geografia (2008) pela UFMG.Tem experiência Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design e representações sociais envolvendo os processos de consumo, culturas urbanas, audiovisual, design emocional e divulgação científica.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre teoria da ação. Campinas: Papirus, 2017

CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. São Paulo, Observatório de Sinais, 2013.

CASTRO, M; COSTA, N. Figurino – o traje de cena, Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte, São Paulo, v. 3, n. 1, 2010.

COUTINHO, Camila. Estúpida, eu?: a blogueira que conquistou seu lugar no mundo da moda. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2018.

CRANE, Diane. Reflexões sobre a moda: o vestuário como fenômeno social. In: Cultura e consumo: estilos de vida na contemporaneidade/ Maria Lucia Bueno, Luiz Octávio de Lima Camargo. Organizadores. – São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008.

CUNHA, V. M. A moda na mídia: a telenovela como expoente. Uma análise de Viver a vida. 2009. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em <http://hdl.handle.net/10183/32945>. Acesso em: 10 mai. 2018.

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 3. ed. São Paulo: Martins Fonte, 2007. Tradução de Paulo Neves.

FREITAS, Ricardo F. Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências. In: Comunicação, mídia e consumo/Escola Superior de Propaganda e Marketing. v.2, n.4 (julho 2005) – São Paulo: ESPM, 2005.

HINERASKY, Daniela Aline. O Instagram como plataforma de Negócio de Moda: dos “it-bloggers” às “it-marcas”. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON), 8 a 10 out. 2014. Anais... 2014. ISBN:978-85-99790-21-2. Disponível em: http://www.espm.br/download/Anais_Comunicon_2014/links/GT06.html

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LINDKVIST, Magnus. O guia do caçador de tendências: como identificar as forças invisíveis que moldam os negócios, a sociedade e a vida. São Paulo: Editora Gente, 2010.

MCCRAKEN, Grant. Cultura & Consumo II. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro, século XIX. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2002. 172 p.

ROCHE, Daniel. A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII – XVIII). São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

RIEZU, Marta Domínguez. Cool Hunters: caçadores de tendências na moda. Tradução de, Paulo Augusto Almeida Seemann. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.

SIMMEL, G. Filosofia da moda e outros escritos. Lisboa: Edições Texto e Grafia, 2008.

SILVA, C.R.M; TESSAROLO, F.M. Influenciadores Digitais e as Redes Sociais Enquanto Plataformas de Mídia. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. São Paulo, 05 a 09/09/ 2016

THOMPSON, Derek. Hit makers: como nascem as tendências. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018. 368 p.

Downloads

Publicado

2021-07-01