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El cuerpo y la Modamática: informe de una experiencia pedagógica sobre el uso del Moulage cartesiano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0003

Palabras clave:

Modamática, Modelaje de ropa, Moulage cartesiano

Resumen

Este artículo relata la experiencia pedagógica involucrada en la aplicación del Moulage Cartesiano en el contexto del Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul (Brasil), en particular, en el contexto del curso técnico en Modelado de Vestuario y del curso tecnológico superior en Diseño de Moda. Metodológicamente, el artículo consiste en una investigación aplicada, descriptiva y cualitativa. A partir de una revisión bibliográfica sobre el concepto de modamática y con el apoyo de un cuaderno de campo, se narró el escenario encontrado antes y después de la aplicación de la técnica. Con base en el informe, se infirió que el moulage cartesiano tiene potencialidades que pueden ser exploradas por la comunidad académica interesada en el Modelaje de Indumentaria y que, desde el punto de vista de los estudiantes y profesores, la técnica puede contribuir significativamente a la comprensión de la tridimensionalidad del cuerpo humano frente al desafío del diseño de indumentaria.

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Biografía del autor/a

Mara Rubia Theis, Universidad Federal de Santa Catarina

É doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Design (2018) pela Universidade da Região de Joinville (Univille). É pós-graduada em Educação Profissional Integrada à Educação Básica (2011) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É graduada em Design de Moda (2005) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atualmente, é professora efetiva do IFSC e ministra aulas no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Valdecir Babinski Júnior, Universidad Federal de Santa Catarina

É doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Marli Teresinha Everling, Universidade da Região de Joinville

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestra em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É graduada em Desenho Industrial (1998) pela UFSM. Realizou pós-doutorado em Filosofia (2022) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Design e do bacharelado em Design da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Claudia Renata Mont'Alvão Bastos Rodrigues, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

É doutora em Engenharia de Transportes (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra em Engenharia de Transportes (1997) pela UFRJ. É graduada em Desenho Industrial (1994) pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVER Cidade). Realizou pós-doutorado na Kookmin University, Coréia do Sul. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-Rio).

Citas

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Publicado

2023-02-17

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Cómo citar

THEIS, Mara Rubia; BABINSKI JÚNIOR, Valdecir; EVERLING, Marli Teresinha; RODRIGUES, Claudia Renata Mont’Alvão Bastos. El cuerpo y la Modamática: informe de una experiencia pedagógica sobre el uso del Moulage cartesiano. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22096. Acesso em: 24 nov. 2024.

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