O corpo e a Modamática: um relato de experiência pedagógica no uso da Moulage cartesiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0003

Palavras-chave:

Modamática, Modelagem do vestuário, Moulage Cartesiana

Resumo

O presente artigo relata a experiência pedagógica envolvida na aplicação da Moulage cartesiana no âmbito do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul (SC), em especial, no contexto do curso técnico em Modelagem do Vestuário e do curso superior de tecnologia em Design de Moda. Metodologicamente, o artigo consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva e qualitativa. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Modamática e com o apoio de um caderno de campo, narrou-se o cenário encontrado antes e depois da aplicação da técnica. Com base no relato, inferiu-se que a Moulage cartesiana tem potencialidades que podem ser exploradas pela comunidade acadêmica interessada na modelagem de vestuário e que, do ponto de vista discente e docente, a técnica pode contribuir significativamente para compreender a tridimensionalidade do corpo humano diante do desafio do projeto de vestuário.

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Biografia do Autor

Mara Rubia Theis, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestra em Design (2018) pela Universidade da Região de Joinville (Univille). É pós-graduada em Educação Profissional Integrada à Educação Básica (2011) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). É graduada em Design de Moda (2005) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Atualmente, é professora efetiva do IFSC e ministra aulas no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Valdecir Babinski Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

É doutorando em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É mestre em Design de Vestuário e Moda (2021) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É pós-graduado em marketing (2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). É graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Atualmente, é professor na Udesc e ministra aulas no bacharelado em Moda.

Marli Teresinha Everling, Universidade da Região de Joinville

É doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É mestra em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental (2019) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É graduada em Desenho Industrial (1998) pela UFSM. Realizou pós-doutorado em Filosofia (2022) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Design e do bacharelado em Design da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Claudia Renata Mont'Alvão Bastos Rodrigues, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

É doutora em Engenharia de Transportes (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestra em Engenharia de Transportes (1997) pela UFRJ. É graduada em Desenho Industrial (1994) pelo Centro Universitário da Cidade (UNIVER Cidade). Realizou pós-doutorado na Kookmin University, Coréia do Sul. Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI/PUC-Rio).

Referências

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Publicado

2023-02-17 — Atualizado em 2023-04-11

Versões

Como Citar

THEIS, Mara Rubia; BABINSKI JÚNIOR, Valdecir; EVERLING, Marli Teresinha; RODRIGUES, Claudia Renata Mont’Alvão Bastos. O corpo e a Modamática: um relato de experiência pedagógica no uso da Moulage cartesiana. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22096. Acesso em: 12 abr. 2024.

Edição

Seção

Variata