Ostomy and clothing:

a primer on developing clothing for people with an ostomy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14332021180

Palavras-chave:

Ostomy, Clothing inclusive, Product development

Resumo

The ostomy can be understood as a surgery that aims to produce a new path for the exit of feces or urine from the human body. By empirical observation, it is believed that people with ostomy are unattended by the Textile and Apparel Industry. In this sense, this article aims to present the preliminary structure of a booklet for the development of garments for ostomized people. As data collection instruments, a bibliographic survey and a scripted and semi-structured questionnaire with 12 questions divided into two blocks were used: the individual and his stoma and the ostomized individual and their relationship with clothing. Methodologically, this article can be understood as applied, qualitative, descriptive and field research. The results obtained in the research were converted into recommendations and presented in leaflet format.

Biografia do Autor

Mariana Luísa Schaeffer Brilhante, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Atualmente é estudante do Mestrado em Design de Vestuário e Moda (Modalidade Profissional) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui especialização lato sensu em Estudos Culturais nos Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialização lato sensu em Moda, Mídia e Mercado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RS). É formada no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pela Universidade Luterana do Brasil. Sua principal área de pesquisa é a moda inclusiva. Contato: marsbxx@gmail.com

Valdecir Babinski Júnior, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), câmpus Jaraguá do Sul - Centro, no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda, no curso técnico integrado de Modelagem do Vestuário e no curso técnico PROEJA de Vestuário. Leciona as disciplinas de: Pesquisa de Moda, Fundamentos do Design de Moda, Desenho Assistido por Computador (CST, integrado e PROEJA) e História da Moda. Mestrando (2018-atual) do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Pós-graduado em Marketing (2016-2018) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Graduado em Moda, com habilitação em Design de Moda (2014), pela Udesc. Pesquisa o campo da Moda, em especial, os tópicos: desenho de moda, sustentabilidade, história da moda e pesquisa de moda. Contato: vj.babinski@gmail.com

Mariana Moreira Carvalho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestranda (2019-atual) do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-graduada em Design de Moda pelo Istituto Europeo di Design (IED Firenze, 2018). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2016). Pesquisa o campo da Moda, em especial, os tópicos: sustentabilidade, upcycling, técnicas manuais e pesquisa. Trabalha com assessoria para marcas Slow Fashion. Contato: marimoreirac9@gmail.com. 

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional. Contato: Icleiasilveira@gmail.com

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. 

Referências

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Publicado

2021-07-01