A teoria de Hundertwasser e sua relação com o movimento Slow fashion
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x13302020230Palavras-chave:
design de moda., tendência, hundertwasserResumo
Este artigo se propõe a desenvolver uma relação entre tendências de comportamento, a obra do artista Hundertwasser e o movimento Slow fashion, e compreender melhor como a moda influencia nas atitudes pessoais e de que forma ela tem contribuído para as grandes mudanças do mercado atual. Através de uma análise comportamental, demonstrar que a identidade de cada um se constrói a partir do que ele consome e seu modo de vida.
Downloads
Referências
BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2012.
CALDAS, Dario. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.
CALDAS, Dario. Vestígios do Futuro: estilos de vida, consumo e tendência. 1. Ed São Paulo, 2017.
CASTILHO, Káthia. Moda e Linguagem. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
ERNER, Guillaume. Sociologia das Tendências. Coleção GGmoda, 2015.
FLETCHER, Kate; GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
LEE, Matilda. ECO CHIC:O guia de moda ética para a consumidora consciente. 1.ed.São Paulo: Larousse, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LOBO, Suelem Costa. A moda na construção das 5 (cinco) peles do ser humano. São José, 2012. Disponível em: https://prezi.com/z3k2uj0hu3gc/a-moda-na-construcao-das-5- cinco-peles-do-ser-humano/. Acesso em: 26 jun. 2015.
NUNES, Katia. Hundertwasser: Arte e Ecologia. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura e Artes Plásticas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de. #Hunderwassercorpoimensoeducador. PPGE/ME FURB. Agosto, 2008.
POOKULANGARA, Sanjukta; SHEPHARD, Arlesa. Slow fashion movement: understanding consumer perceptions — na exploratory study. Journal of retailing and consumer services. EUA: v. 20, n. 2, p. 200–206, janeiro 2013.
RESTANY, Pierre. O Poder da Arte Hundertwasser — O Pintor-rei das Cinco Peles. Koln: Taschen, 1999.
SILVA, Eric da Costa. Das cores e das peles — A construção de uma identidade múltipla. Brasília, 2013.
VEJGAARD, H. Anatomy of a trend. Nee York: McGraw-Hill, 2008.
WATSON, Maegan; YAN, Ruoh-Nan. An exploratory study of the decision processes of fast versus slow fashion consumers. Jornal of fashion marketing and management. EUA: v.17, n. 2, p. 141– 159, setembro 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Moda Palavra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.