Ergonomics and Emotion Design in the Garment Development

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09172016287

Keywords:

ergonomics, garment, design

Abstract

The trend indicates that an increase in the consumption of apparel goods leaving the generated comfort motivates its use in this study, which proposes understand to factors that assits the construction of traditional clothes strengthening links with ergonomics and providing positive use experience. By understanding that, about ergonomics, the full satisfaction of the costumers before a product occurs between it technical adequacy, ergonomic and aesthetic, that provides opportunities for development of new solutions in the construction of these garments. This search involves the application of concepts for further development of the form in order to encourage the pursuit of satisfaction of users towards fashion products, in view of its importance in differentiation from similar already on the market as well as the statement brands with values geared towards concern for the well being of their customers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Naiane Cristina Salvi, Universidade Federal de Santa Catarina

Tecnologa em Gestão Comercial, Bacharel em Moda, com habilitação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Criação de Moda pela Faculdade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Mestranda em Design, na linha de pesquisa de Gestão Estratégica de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor universitário do curso de Design de Moda pelo grupo Uniasselvi.

Eugenio Andrés Diaz Merino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o Núcleo de Gestão de Design e o Laboratório de Design e Usabilidade. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Gestão de Design, Design Universal, Design Inclusivo e Design Saúde, e na área de engenharia, especificamente com ergonomia, produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design e Engenharia de Produção ambos da UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina na avaliação de cursos. Atualmente é pesquisador CNPq (PQ1C), Membro do Comité Assessor do CNPq (CA DI) e líder do grupo de pesquisa em Gestão de Design.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Eletronica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973) e em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestao do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestao do conhecimento e ergonomia cognitiva.

References

CARVALHO, Lilian Vieira Rodrigues de. Design e Emoção: O papel do designer no consumo de produtos de moda. Universidade do Minho. Escola de Engenharia. Portugal, 2013.

CEPELASSI, Carla Hidalgo; VALARELLI, Ivan de Domênico (Orientador). Metodologia Projetual para Produtos de Moda e a sua Interface com as Tabelas de Medidas do Vestuário. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Bauru: 2010.

DAMÁSIO, AntónioR. Em busca de Espinosa. São Paulo: Schwarcz, 2004.

GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2009.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Blucher, 2005.

NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

ROSA, Lucas da; MORAES, Anamaria de (Orientadora). Vestuário Industrializado: Uso da Ergonomia nas Fases de Gerência de Produto. Criação, Modelagem e Prototipagem. Tese de Doutoramento. Universidade Católica do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011.

SALVI, Naiane Cristina; SCHULTE, Neide. Equívocos da Sustentabilidade e o Caso de Marcas “EcoFictícias”. E-periódico Moda Palavra, Ano 7, n.14, Jul-Dez 2014, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014.

SILVEIRA, Icleia; SPITZ, Rejane, (Orientadora). Um modelo para capacitação dos instrumentos do sistema CAD para vestuário e dos modelistas com foco na gestão do conhecimento. Tese de Doutorado. PUCRIO: 2011.

Published

2016-01-01

How to Cite

SALVI, Naiane Cristina; MERINO, Eugenio Andrés Diaz; FIALHO, Francisco Antonio Pereira. Ergonomics and Emotion Design in the Garment Development. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 287–298, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09172016287. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1982615x09172016287. Acesso em: 17 jul. 2024.