Moda, diversidade e Instagram: um olhar para as seis principais revistas de moda no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x171432024077

Palavras-chave:

Instagram, Revista de Moda, diversidade

Resumo

Este artigo pretende entender o espaço da diversidade no conteúdo de moda de seis importantes revistas de moda no país. O estudo avalia o conteúdo nos posts na rede social Instagram da Vogue Brasil, Elle Brasil, Harper’s Bazaar, Glamour Brasil, Marie Claire Brasil e L‘Officiel Brasil. O recorte de tempo é de três meses e contabiliza 3.083 conteúdos – de 01 de agosto a 31 de outubro de 2022. Trata-se de um estudo de viés descritivo e exploratório que teve como intuito identificar o tema mais comum nas postagens, qual o enfoque (nacional ou internacional) dado à cobertura na rede social, avaliar o grau de factualidade na cobertura e, por fim, identificar o espaço que este conteúdo deu à diversidade. Um livro de códigos com categorias predeterminadas (Creswell, 2003) foi utilizado para orientar o processo de análise. O resultado, cuja apreciação foi guiada pelos métodos de análise descritiva de dados (Marconi e Lakatos; 2018; Marques de Melo, 2006; Hamel, 2000), mostra que as propostas editoriais que as revistas privilegiam no Instagram têm dedicado pouco espaço para a diferença. Embora existam algumas iniciativas que buscam trazer maior visibilidade e representatividade para grupos variados, a maioria das publicações nas redes sociais dessas revistas perpetua modelos-padrão de beleza idealizados, que excluem pessoas de diferentes origens étnicas, tamanhos corporais e outras características físicas. Isso tem levado a uma representação limitada e estereotipada nas revistas de moda, o que perpetua uma visão racista e discriminatória da sociedade.

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Biografia do Autor

Thaisa Bueno, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em Imperatriz desde 2010. Docente permanente do Mestrado em Comunicação na mesma instituição. Pesquisadora formada em Jornalismo pela UFMS, possui doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação em Cibercultura (GCiber) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS.

Leila Lima de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em regime de Dedicação Exclusiva. Doutora em Ciências da Comunicação na Unisinos. Atualmente é vice-coordenadora do Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em comunicação, gênero e feminismos: Maria Firmina dos Reis, da Universidade Federal do Maranhão. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB)/ Espanha; e no grupo de pesquisa TransGang da Universidade Pompeu Fabra (UPF)/ Barcelona- Espanha, entre meses de setembro de 2019 a fevereiro de 2020, com bolsa CAPES - PRINT: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO: Edital nº 41/2017.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

BUENO, Thaisa; SOUSA, Leila Lima de. Moda, diversidade e Instagram: um olhar para as seis principais revistas de moda no Brasil. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. N. 43, p. 77–144, 2024. DOI: 10.5965/1982615x171432024077. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24549. Acesso em: 27 dez. 2024.