A escolinha de artes do recife como espaço inclusivo para pessoas com deficiência
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630422020210Résumé
A Escolinha de Artes do Recife desde de sua origem, em 1953, vem desenvolvendo ações arte/educativas para todo tipo de público. Notada a relevância histórica e social da instituição foram investigados registros históricos, documentais da instituição, como também as práticas arte/educativas desenvolvidas nela, para, a partir da trajetória da EAR, apresentar a visão educativa da instituição e como ela contribuiu, e ainda contribui, para a construção de práticas arte/educativas na perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência. Partindo de registros bibliográficos, de pesquisa documental, da realização e análise de uma atividade arte/educativa desenvolvida na atualidade, observou-se que a Escolinha foi e é um espaço onde experiências estéticas sensoriais são trabalhadas pelas vias da inclusão.
Téléchargements
Références
AZEVEDO, F. A. G. de. Noemia Varela, um réquiem para (não) dizer (a)deus. Em: Mulheres não devem ficar em silêncio. Ana Mae Barbosa e Vitória Amaral (Orgs.). São Paulo: Editora Cortez. 2019. pág. 97.
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva. 2014.
_________, A. M. O ensino da arte no Brasil: aspectos históricos e metodológicos. Material didático da rede de ensino estadual de São Paulo. Módulo 1. Projeto de formação de professores da UNESP. 2011. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40427/3/2ed_art_m1d2.pdf Acessado no dia 20 de julho de 2019, às 19horas.
DUARTE, J. BARROS, A. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas. 2006.
GOHN, M. da G.. Educação não formal e o educador social. São Paulo: Cortez Editora. 2010
HERNANDES, F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Editora Artmed. 2000.
MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil. História e politicas públicas.. São Paulo: Cortez Editora. 1996.
MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através dos jogos. Porto Alegre: Artmed. 2005
SILVA, M. B. e. Memórias não são só memórias: a escolinha de arte do Recife (1953-2013). Recife: Editora Universitária da UFPE. 2013.
SCHAFER, R. M.. The soundscape - our sonic environmental and tuning of the world. 2.ed. Rochester: Destiny Books. Edição Kindle, EUA. 1994.
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2020-06-01 (2)
- 2020-06-01 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.