Arte, natureza e inclusão na construção de uma educação transformadora.
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630912025e5934Palavras-chave:
arte, biofilia, educação, sociedade, sustentabilidadeResumo
Este trabalho compartilha a experiência de uma professora pesquisadora na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, em Jardim Maravilha, Guaratiba/RJ, entre de 19 de junho a 20 de dezembro de 2023. A pesquisa-ação propõe uma educação pautada nos Direitos humanos, concomitantemente aos Direitos da Natureza e Inclusão, adotando uma abordagem flexível que integra múltiplas linguagens e ferramentas.
A metodologia seguiu os princípios da Arte Based Research (ABR), combinando diferentes abordagens. A pesquisa foi orientada pelos conceitos do “Bem Viver”, de Alberto Acosta (2016); pela “Carta da Terra” (1992); e pelo conceito de “Biofilia”, de Edward Wilson (1984). Para sua implementação, foram utilizadas ferramentas como o Design Thinking e a Árvore Afetiva, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
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