Arte, natureza e inclusão na construção de uma educação transformadora.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630912025e5934

Palavras-chave:

arte, biofilia, educação, sociedade, sustentabilidade

Resumo

Este trabalho compartilha a experiência de uma professora pesquisadora na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, em Jardim Maravilha, Guaratiba/RJ, entre de 19 de junho a 20 de dezembro de 2023. A pesquisa-ação propõe uma educação pautada nos Direitos humanos, concomitantemente aos Direitos da Natureza e Inclusão, adotando uma abordagem flexível que integra múltiplas linguagens e ferramentas.
A metodologia seguiu os princípios da Arte Based Research (ABR), combinando diferentes abordagens. A pesquisa foi orientada pelos conceitos do “Bem Viver”, de Alberto Acosta (2016); pela “Carta da Terra” (1992); e pelo conceito de “Biofilia”, de Edward Wilson (1984). Para sua implementação, foram utilizadas ferramentas como o Design Thinking e a Árvore Afetiva, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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Biografia do Autor

Evânia de Paula Muniz, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Evânia de Paula Muniz. Experiência em Recreação, organização de eventos. Artista Plástica, Designer, Decoradora. Desde 2012 participo de diversos salões e exposições de artes. Desenvolvo trabalhos de Pinturas, Desenhos, Esculturas, xilogravuras, Cenários para eventos e festas.
Graduada em Licenciatura em Belas Artes pela UFRRJ em Junho de 2016. Mestre pela UNISUAM em Desenvolvimento Local, Doutoranda em Design, PUC Rio.

Carlos Eduardo Félix da Costa , Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Doutor PUC-Rio - Laboratório Interdisciplinar em Natureza Design e Arte. 

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Publicado

28-03-2025

Como Citar

MUNIZ, Evânia de Paula; FÉLIX DA COSTA , Carlos Eduardo. Arte, natureza e inclusão na construção de uma educação transformadora. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5965/25944630912025e5934. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25934. Acesso em: 2 abr. 2025.